English Spain Français Deutsch Italian

terça-feira, 30 de abril de 2013

XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS - BRASÍLIA/DF - NOSSO SERVIÇO PARA E COM AS EJNS (Cláudia e Paulo Santos)



Caros irmãos equipistas, Casais, Conselheiros e Acompanhadores Espirituais, demais convidados, boa tarde.
Primeiro gostaríamos de agradecer o gentil convite da ERI para relatarmos um pouco de nossa experiência com os jovens, através das EJNS.
Em sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude de 2009, o Papa Bento XVI afirmou: “Os jovens de hoje estão, em muitos casos, feridos pela vida, condicionados por uma imaturidade pessoal que é frequentemente consequência de um vazio familiar, de opções educativas permissivas e libertárias, e de experiências negativas e traumáticas. Para muitos, a única saída possível é uma fuga alienante para comportamentos perigosos e violentos, para a dependência de drogas e de álcool, e para tantas outras formas de mal-estar juvenil. Contudo, inclusive naqueles que se encontram em situações penosas por ter seguido os conselhos de ‘maus mestres’, não se apaga o desejo do verdadeiro amor e da real felicidade. Por isso a urgência de uma evangelização, que ajude as novas gerações a descobrirem o autêntico rosto de Deus.”
Mais recentemente, na celebração da Missa da chegada do ano presente, o Papa destacou em sua homilia: “Diante das sombras que obscurecem o horizonte do mundo atual, assumir a responsabilidade por educar os jovens no conhecimento da verdade, nos valores fundamentais e nas virtudes é olhar para o futuro com esperança. Essas novas gerações podem se tornar construtoras da paz se forem educadas adequadamente.”, concluiu o Papa.
E nós, Cláudia e eu, tivemos a graça de confirmar essas afirmações quando aceitamos o convite para ser Casal Acompanhador de uma equipe de jovens. Pela Providencia Divina, este convite chegou até nós num momento bastante delicado de nossas vidas, conhecido popularmente como “síndrome do ninho vazio”. Foi quando nossa única filha, com dezessete anos de idade, deixou nossa casa para morar e estudar em outra cidade. Com as EJNS, Deus preencheu novamente nosso ninho, não com um único, mas agora com muitos passarinhos.
Esse Movimento de jovens é oriundo da própria ENS e teve seu início no Encontro Internacional desta em Roma, em 1976, quando a filha do casal francês ERI da época decidiu organizar, paralelamente ao encontro, uma reunião para os filhos dos casais.
A equipe com 8 a 12 jovens é acompanhada por um casal e um conselheiro, e tem como objetivo a formação espiritual e humana dos seus membros, aprendendo a conhecerem-se a si mesmos, no diálogo com os outros e na busca da santidade. Nas reuniões, seguindo a mesma dinâmica dos casais, num ambiente de escuta, partilha e oração torna-se possível discernir a vontade de Deus em suas vidas, tendo o "sim" de Maria como modelo.
Até hoje grande parte dos jovens ainda é composta por filhos de equipistas, pois os laços entre os dois Movimentos é muito grande e o apoio das ENS é de extrema importância para a sustentação do Movimento dos jovens. Com certeza, o que mantém esta união é o amor a Nossa Senhora, o desejo de colocar-se sob o seu amparo e exemplo no caminho que nos leva a Cristo, além do carinho especial oferecido pelos casais, muitos dos quais também optam por ser acompanhadores de uma equipe de base ou de Setor, como foi o nosso caso.
A grande diferença é que nas EJNS, assim como na própria juventude, tudo é bem passageiro. Em poucos anos a vida de um jovem sofre profundas transformações, em vários sentidos: ingresso na faculdade, primeiro emprego, mudança de cidade, casamento. Assim, a entrada e saída de membros nas equipes é uma constante e, embora para nós traga muita tristeza qualquer perda, temos certeza que o legado absorvido e partilhado sempre é marcante e aquela semente voltará a dar muitos frutos posteriormente.
Nós já tínhamos conhecimento da existência das EJNS através das Cartas Mensais, mas a decisão de trazê-las para Vinhedo, onde residimos, surgiu em 2003 pelo fato de nossa filha estar terminando de fazer a preparação para o Crisma e não ter uma opção de continuidade na Paróquia, após isso.
No começo foi difícil encontrar os líderes do Movimento para manifestar nosso interesse.
Entretanto, a vontade de Deus fez com que nossos caminhos se cruzassem no Encontro Nacional das ENS aqui mesmo em Brasília, onde os jovens estavam também reunidos no seu Encontro Internacional naqueles dias. Os responsáveis do nosso Setor ENS na época, Cidinha e Carlão (e posteriormente Irma e Élcio e Doracy e Chico), deram todo o apoio a essa iniciativa e nos puseram em contato com os dirigentes das EJNS. Após dois anos de tratativas, jovens de Sorocaba deslocavam-se mais de 100 km até Vinhedo para fazer nossa pilotagem mensal em finais de semana.
Dois anos mais tarde, fomos convidados a ser Casal Acompanhador da segunda equipe, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, já que na primeira não podíamos participar, devido à presença de nossa filha.
Mas afinal, qual a missão do Casal Acompanhador?
Essa foi também a pergunta que fizemos aos jovens que vieram até nós. Em sua sinceridade, a resposta que nos deram foi semelhante à do Padre Cafarrel àqueles primeiros casais: “Também não sabemos, mas podemos aprender juntos”.
Ficamos de certa forma apreensivos e preocupados por não saber exatamente qual seria nosso papel, mas demos nosso “sim”, confiantes na missão que Deus nos mostrava. Com o tempo fomos aprendendo que nossa tarefa não era trazer conhecimento nem informação, muito menos ser responsáveis pela equipe (esta pertence aos jovens), mas somente dar nosso testemunho dos valores cristãos e da vivência do Sacramento do Matrimônio, passando nossa experiência de fé e de vida como pais e mães, da forma mais simples possível.
Por isso, sempre somos os últimos a falar a fim de favorecer a abertura e a discussão prévia.
Surpreendente é ver como eles se abrem por completo durante a partilha, confidenciando coisas que certamente não comentam com ninguém: nem pais, nem irmãos, nem amigos. Essa é a razão, inclusive, de não poder haver parentes, nem namorados na mesma equipe.
E quantas vezes eles não desabam em choro, revelando o mais íntimo do seu ser. É nessas horas que dá aquela vontade de tomá-los nos braços, acariciá-los, consolá-los, enxugar suas lágrimas. O que, invariavelmente, acaba acontecendo em certas ocasiões.
De outro lado, percebemos o quanto aprendemos com eles e como é proveitosa essa troca de testemunhos. Passamos a compreender melhor nossa própria filha e, muitas vezes seguindo seus conselhos, conseguimos estreitar bastante nosso relacionamento com ela, entendendo melhor seus anseios e suas necessidades.
Já para participar das reuniões informais, tivemos que nos readaptar. Normalmente, na nossa equipe de casais marcamos as festivas para as 20h e, no máximo à meia-noite, estamos de volta. Certamente, quem tem filho adolescente sabe que nesse horário é que as coisas estão começando a acontecer para eles.
Na primeira vez que fomos convidados para uma “informal” num barzinho, chegamos às 21h e tivemos que esperar até às 23h para o primeiro jovem aparecer. Nas “baladas”, além de vararmos a madrugada, ainda tivemos que nos adaptar às suas músicas e coreografias. Em contrapartida, porém, sentimo-nos renovados, rejuvenescidos, com grande energia, vivenciando lampejos da adolescência e às vezes esquecendo de nossa própria idade!
E como eles valorizam nossa participação, por verem que mesmo após 25 anos de casados, continuamos nos divertindo juntos, dançando, “curtindo”, namorando. Minha esposa já está até me chamando de “cara”...
Em 2009, seis anos depois daqueles primeiros contatos, ficamos muito felizes com a escolha de nossa cidade para sediar o Secretariado do Brasil e, mais ainda por sermos convidados a Casal Acompanhador Nacional.
Ainda trazemos na lembrança a emoção que sentimos quando recebemos o convite do Renato para acompanhá-lo no Secretariado. Foi algo completamente inusitado para nós, pois esse pedido ocorreu num bar-dançante em comemoração ao aniversário de um dos jovens de nossa equipe. Nós jamais imaginamos que poderíamos ser convidados daquela maneira. Porém, é assim com os jovens: irreverência, ousadia, improviso, mas muito compromisso e responsabilidade!
Emocionados pela missão que se nos apresentava, novamente demos nosso “sim”, confiando que Jesus e Maria estariam à frente, apontando-nos os caminhos e as decisões que se fizessem necessários.
Embora essa missão tenha demandado muito trabalho e “pique” para podermos acompanhar essa “moçada”, não imaginávamos que nos traria tamanha alegria e felicidade! Ao final de cada evento, de cada reunião, de cada Retiro, entre abraços e beijos, sempre pudemos sentir o carinho de todos.
Nestes dois anos em que tivemos nessa função, fomos agraciados com muitos acontecimentos importantes que nos tocaram profundamente. Sem dúvida, o mais marcante foi comemorar os 20 anos de EJNS no Brasil num grandioso Encontro Nacional em Mariápolis, com mais de 300 pessoas.
Soubemos desta incumbência um ano antes e, acostumados com planejamento antecipado e detalhado dos casais ENS fomos ficando angustiados à medida que o tempo passava e ninguém convocava nenhuma reunião. Finalmente, a dois meses do evento, quando já estávamos quase desesperados, começaram a fazer os primeiros preparativos. Essa é outra característica típica dos jovens: sua informalidade. Embora pareça que eles não estão se preocupando, muitas coisas são feitas nos bastidores e, no final, o resultado é sempre surpreendente e o Encontro Nacional foi um momento memorável!
Emocionante foi ver a apresentação do Setor Barreiros-PE. Esta cidade havia sido dizimada pela chuva torrencial no mês anterior e eles mostraram em fotos o tamanho da tragédia. Simplesmente perderam tudo. Quem ficou vivo só conseguiu salvar a roupa do corpo e alguns ainda só tinham uma única troca. De fundo colocaram a música do Raul Seixas - Tente outra vez - o que levou todos às lágrimas!
Isso foi para nós uma enorme demonstração de fé. Mesmo tendo perdido tudo há tão pouco tempo, aqueles dez jovens não desistiram de vir ao Encontro, prestar culto a Deus por suas vidas!
Na noite de sábado houve a esperada comemoração do aniversário das EJNS. Uma festa de gala.
Todos de branco representando a busca da santidade que prega o Movimento, através do exemplo de Maria. Sem bebida alcoólica, mas com muita animação e alegria, típicas dos jovens, ficou provado que é possível fazer uma grande celebração, sem precisar ficar bêbado ou apelar para as drogas.
Domingo fizemos nossa palestra usando como tema o Evangelho de Marta e Maria (Lc 10,38-42) e enfatizando que assim como esta última que escolheu a melhor parte, aqueles jovens deixaram tudo num fim de semana de férias para estarem ali reunidos, empenhados em construir o Reino de Deus.
Recentemente, em nossa comemoração de Bodas de Prata no ano passado, quanta emoção sentimos quando, ao final da Missa, nosso querido Dom Filipe (Conselheiro Espiritual do Setor), chamou ao altar nossas duas equipes: à direita a de casais e à esquerda, a de jovens. Ali pudemos sentir a força destes dois Movimentos: o primeiro do qual tanto recebemos para fortalecer nossa Espiritualidade Conjugal e o segundo ao qual pudemos modestamente dar nossa contribuição de pais cristãos. Apresentava-se ali, diante dos nossos olhos, o completo ciclo da vida!
Hoje, sentimos uma imensa satisfação em trabalhar com esses jovens, pois temos a convicção de que esse Movimento, além de mostrar um caminho seguro para nossos filhos num mundo tão materialista e carente de valores, também constrói a base para o futuro da Igreja gerando, certamente, muitas vocações matrimoniais e religiosas e mostrando-se um celeiro propício para novos casais ENS no futuro.
Reconhecemos agora, que embora Deus nos tenha dado uma única filha, Ele nos presenteou com tantos outros “filhos adotivos”, permitindo-nos sentir esta grande benção de ser Casal Acompanhador de uma EJNS! Além disso, mesmo continuando a envelhecer, sentimos nosso espírito sempre jovial.
Por tudo isso queremos agradecer primeiramente a Deus, mas também aos casais ENS em todos os níveis (especialmente Cida e Raimundo – CRSR) e a esses jovens maravilhosos com quem convivemos, e que confirmaram as palavras do Papa de que a juventude é mesmo o futuro de nossa Igreja!
Nossa mensagem final é conclamar vocês a não perderem a oportunidade de fazer essa enriquecedora experiência de assumir uma Equipe de Jovens de Nossa Senhora!
MUITO OBRIGADO!
Cláudia e Paulo Santos
ENS 5 – Nossa Senhora de Guadalupe
EJNS 2 – Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Vinhedo – SP - Brasil

sábado, 27 de abril de 2013

XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS - BRASÍLIA/DF - O COMPROMISSO DAS ENS COM OS CASAIS EM DIFICULDADE (EDGARDO e CLARITA BERNAL FANDIÑO)



 
 Brasília, 25/07/2012.

Queridos casais equipistas, padres conselheiros espirituais e irmãos na fé:
O Colégio Internacional, que todos os anos reúne a Equipa Responsável Internacional (ERI) com os casais responsáveis e os padres conselheiros espirituais das 10 supra-regiões e das 7 regiões ligadas à ERI, é um observatório privilegiado da realidade que se vive no mundo de hoje. A partir dele, através dessa grande janela internacional, percebemos as diferentes problemáticas que em alguns lugares se vivem mais acentuadamente e que, no contexto actual de globalização, não são alheias a nenhum país e, por isso, dizem respeito a todo o Movimento. Uma dessas realidades que nos interpela e nos toca de perto nas nossas próprias famílias, no nosso meio social e laboral, na nossa comunidade eclesial, é o cada vez maior número de casais de raiz católica que vivem em uniões não sacramentadas, casais católicos casados apenas pelo civil, casais que coabitam em união livre, casais de divorciados recasados ou casais que, tendo recebido o sacramento do matrimónio, o deixaram guardado com o uma recordação impressa num álbum de fotografias sem qualquer opção de vivência de uma espiritualidade que reavive a sua fé e o seu sacramento. Nesta breve intervenção, não nos compete aprofundar os incessantes apelos que, desde os primeiros anos de vida das Equipas de Nossa Senhora, o nosso fundador, o Pe. Henri Caffarel, a Igreja, com o sumo pontífice à sua frente e os seus pastores, e as orientações que vêm marcando o rumo do Movimento nostêm feito para que nós, casais equipistas, dirijamos com sentido evangélico um olhar de esperança e de misericórdia a esses casais, acolhendo-os e ajudando-os com propostas de apostolado que lhes permitam descobrir ou viver um reencontro com o amor de Cristo. Basta dizer que, respeitando fielmente o nosso carisma, como Equipas de Nossa Senhora temos o dever de viver uma espiritualidade encarnada, que não só alimente o amor no nosso casal mas que seja capaz de dar uma resposta fecunda às necessidades que o mundo de hoje exige de nós, indo ao encontro de realidades que a especificidade da nossa formação nos permite ajudar a sanar. A Constituição Dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium) diz no nº 33: « Os leigos são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e activa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra». É neste contexto que nós, casais das Equipas de Nossa Senhora, temos um lugar e uma oportunidade de poder ser sal da terra, representando a Igreja onde a evangelização tradicional perdeu campo de acção.

No Colégio Internacional do ano passado, que se realizou em Fusagasugá, na Colômbia, a Supra-Região França-Suíça-Luxemburgo, a Supra-Região Brasil e a Supra-Região Hispano-América apresentaram as suas reflexões e o trabalho concreto que tem vindo a ser realizado com os casais em dificuldade pelos equipistas desses países. Nesta intervenção, vamos olhar estas propostas, que são maioritariamente inspiradas no método das ENS, com uma clara consciência de missão.

Na SR França-Suíça-Luxenburgo

Já há alguns anos, por volta de 1996, vários casais responsáveis da SR França-Suíça-Luxenburgo criaram na região de Toulouse as Equipas Tandem em resposta ao discernimento que fizeram, em que se interrogavam sobre qual poderia ser o papel do Movimento das ENS perante a crescente vaga de divórcios que todos os dias tinham lugar nesses países. Na sua reflexão, os casais responsáveis concluíram que não podiam continuar a lamentar a situação como espectadores passivos, mas que deviam construir uma proposta que oferecesse possibilidades de fortalecimento do casal procurando justamente proporcionar-lhes ferramentas para enfrentarem as suas dificuldades sem acabarem em rupturas radicais. A proposta que nasceu desta iniciativa chama-se EQUIPAS TANDEM, que consiste num itinerário criado para casais, casados ou não, que se interrogam sobre o sentido da sua vida, desejando partilhar uma reflexão com outros casais, à luz da fé cristã. O convite para este programa pode fazer-se a casais mais ou menos afastados da Igreja, «casais em situação limite» ou a casais com uma fé adormecida. As equipas Tandem são constituídas por 4 a 6 casais, um padre e um casal acompanhante, que é quase sempre um casal das ENS. Reúnem-se regularmente durante dois a três anos (23 reuniões) para partilhar e pôr em comum as dúvidas e experiências de uns e de outros sobre questões da vida quotidiana. Estas equipas Tandem têm grande sucesso em França, e os Bispos olham favoravelmente este programa, que resulta benéfico, pois constitui-se num itinerário humano e espiritual ao serviço da Pastoral «Jovens Casais», em que, no final do percurso, um certo número destes casais decide casar-se, e um número considerável integra-se nas Equipas de Nossa Senhora ou em outro movimento de Igreja. Esta proposta das equipas Tandem tem hoje mais de 100 equipas activas que se juntam às que, desde 1996, concluíram o seu percurso. Esta proposta já recebeu pedidos de além fronteiras da SR, de Budapeste, do Quebeque, da África do Sul, etc.

Mas que fazer com os casais que não tiveram a graça de dispor de ferramentas oportunas que talvez lhes tivessem permitido salvar a sua união? Para estes, os casais cristãos divorciados recasados, os equipistas da SR França-Suíça-Luxemburgo criaram a proposta a que chamaram Equipas Reliance. Este programa foi concebido como uma proposta de vida comunitária, de vida em equipa, para casais cristãos divorciados que tenham optado por viver uma segunda união que desejam duradoura e que, por outro lado, desejem aprofundar a sua vida de fé, compreendendo melhor a posição da Igreja e encontrando o lugar que nela têm todos os filhos de Deus.

As Equipas Reliance são constituídas por 4 a 6 casais dos quais um é membro das Equipas de Nossa Senhora e garante a função de «casal acompanhante». Estas Equipas Reliance contam também com a ajuda de um padre ou de um diácono e reúnem-se regularmente (cerca de uma vez por mês) para:
„h partilhar e entreajudar-se nos problemas humanos e espirituais de cada um a partir de um tema de reflexão;
„h fazer um caminho de oração em casal e em equipa;
„h progredir na vida cristã.

As equipas Reliance ajudam espiritualmente os casais em segunda união que pretendem construir uma nova relação à luz da Boa Nova da Salvação, reconciliando-os com a Igreja e acolhendo-os com sentido evangélico.

Vejamos agora as iniciativas que surgiram Na SR Brasil

Em 1993, um casal equipista que servia a Igreja como casal coordenador da pastoral familiar da diocese de Jundiaí-SP, tomou a iniciativa de trabalhar com um grupo de casais em segunda união, tendo como base o documento Experiência Comunitária usado no Brasil como pré-requisito para a pilotagem nas ENS e que constitui um contributo das ENS do Brasil à Igreja. Como se tratava de «casos especiais», foi necessário adaptar à realidade própria dos casais em segunda união a organização, os conteúdos, as dinâmicas e as orientações do Manual de Experiência Comunitária e do Manual do Casal Piloto, que tinham sido concebidos para outra realidade de casal.

Desta iniciativa surgiu a Pastoral de Casais em Segunda União, que contou com o apoio decidido do bispo de Jundiaí e com a coordenação de outro casal equipista, que convocou vários casais equipistas que foram sensibilizados para este campo de acção. O material que as ENS do Brasil utilizam na sua formação serviu de base para a preparação do material para a Pastoral dos casais em segunda união, em dois volumes: Casais em segunda união: uma experiência pioneira e Casais em segunda união 2: questões e critérios, documentos com os quais casais das ENS trabalham, não como Movimento mas como leigos empenhados na pastoral familiar das suas paróquias.
O Movimento das ENS no Brasil, na linha do que a conferência de Aparecida pede aos católicos — ser «discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”» (Aparecida 376) —, deixa uma proposta aberta aos casais das ENS, convidando-os a aproveitar a oportunidade de realizar um trabalho frutífero, comprometendo-se nas comunidade e nas paróquias e seguindo as orientações do Directório da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em especial com:
„h casais que vivem «união de facto», actuando no que se refere à consciencialização, à educação para o amor e para a vida matrimonial, à legitimação dessas uniões através do casamento civil e religioso;
„h católicos «casados pelo civil», procurando desenvolver uma acção pastoral de consciencialização, de legitimação e de preparação para a celebração do casamento religioso;
„h casais que vivem o chamado «casamento à experiência», procurando desenvolver um trabalho no sentido de regularizar a situação, legitimando essas uniões através de esponsais e de uma eficaz preparação para o casamento civil e religioso.

E, para terminar, vejamos que propostas surgiram Na SR Hispano-América

Há já vários anos, uma realidade que nos interpelava a todos os membros do colégio da SR Hispano-América era a impossibilidade, até esse momento, de oferecer opções estruturadas, como as que temos no nosso Movimento, a tantos casais em dificuldade que nos rodeiam nas nossas famílias, no nosso círculo de amigos, no nosso contexto laboral, e, em certa medida, sentíamo-nos culpados por estar acomodados a trabalhar apenas com quem, como nós, tinha a sorte e a graça de ter o vínculo sacramental do nosso casamento. Durante o encontro de responsáveis regionais que se realizou em Roma em 2003, a equipa da SR Hispano-América teve a oportunidade de partilhar com casais responsáveis do Brasil e conhecer de perto o programa de Experiências Comunitárias que se realiza nessa Supra-Região.
A partir desse material, o casal supra-regional de então, Andrés e Sílvia Merizalde, constituiu um grupo de trabalho que estruturou e deu vida a um apostolado a que se chamou +Pareja (+Casal) e que ganhou uma força e uma dinâmica realmente importante, sobretudo
na Colômbia. Em que consiste +Pareja? Embora inicialmente, na sua etapa de formulação, a proposta procurasse oferecer uma resposta a casais divorciados recasados, o programa transformou-se numa proposta muito ampla. Trata-se de um espaço para o qual se convidam casais católicos, unidos ou não pelo sacramento do matrimónio, casais de noivos, casais em união livre e divorciados recasados a participar numa experiência de reflexão e de fé, durante um tempo limitado a 7 meses com reuniões quinzenais, fazendo parte de um pequena comunidade para partilhar com outros e enriquecer a sua relação. A comunidade é constituída por 8 casais e um casal das ENS como acompanhante e a assistência eventual de um padre conselheiro. O casal acompanhante actua como facilitador, promovendo a participação e a comunicação de todos, sempre pronto a dar as razões da sua fé, da sua adesão à Igreja e da sua confiança no sacramento do matrimónio como caminho de santificação; a sua função não é ensinar seja o que for. +Pareja é uma oportunidade concreta para que os casais das ENS que o desejem dêem à Igreja e à sociedade a riqueza e o conhecimento da vida conjugal e familiar que lhes vem da sua pertença às Equipas de Nossa Senhora. Neste programa, que foi posto em prática a partir de 2005, participaram na Colômbia cerca de 500 casais, e anualmente continuam a formar-se uns 10 grupos, que iniciam e concluem o percurso no mesmo ano; no fim, se os casais o desejarem e não tiverem impedimento, são integrados nas ENS ou em outros movimentos de Igreja. O programa +Pareja realiza-se, além da Colômbia, em Porto Rico, e já surgem os primeiros frutos na Guatemala e no Equador.

O segundo programa que surgiu na Colômbia por iniciativa de casais equipistas foi o chamado AMOR EM CASAL, concebido para trabalhar principalmente com casais divorciados recasados, já não numa curta experiência como a de +Pareja mas num trabalho de formação permanente com uma duração indeterminada, à semelhança do trabalho de uma Equipa de Nossa Senhora. Este programa, por razões que não vamos apresentar aqui, não teve o acolhimento e a continuidade que teve o programa +Pareja.

Queridos casais equipistas, este breve percurso que nos possibilitou dar uma visão das Equipas Tandem, das Equipas Reliance, da Pastoral dos casais em segunda união, de +Pareja e de Amor em Casal permite-nos verificar que em muitos lugares o sentido de espírito missionário das ENS oferece respostas concretas às necessidades que a Igreja e o mundo sentem. Certamente, nos vossos países estão a criar-se muitas mais propostas que, somadas a estas, nos enchem de optimismo e de esperança e nos permitem recordar o nosso fundador, o Pe. Caffarel, quando dizia: «Não posso acreditar que a vida cristã de um casal seja muito profunda se ele não se sentir responsável pelos seus irmãos, se não sentir a necessidade de interceder pelos casais que ignoram o pensamento de Deus sobre o amor e o matrimónio, se não pensar que algures no mundo há lares de que, a nível espiritual, se encarregue de forma especial» (Henri Caffarel, «Veillez et Priez, Carta Mensal ENS 1/1966).

Muito obrigado.
EDGARDO e CLARITA BERNAL FANDIÑO
CASAL SR HISPANO-AMÉRICA

XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS - BRASÍLIA/DF - EQUIPES DE NOSSA SENHORA, BONS SAMARITANOS DA VIDA EM CASAL (RICARDO LODOÑO)





O título escolhido para esta palestra não pretende dar uma resposta à permanente inquietude da missão das ENS, mas de apresentar algumas questões que, partindo da meditação da Palavra de Jesus, podem inquietar-nos e conduzir-nos a um permanente discernimento comunitário.

É verdade que eu provenho de um país onde a violência, a injustiça institucionalizada, a corrupção e muitas outras pragas da sociedade actual estão fortemente presentes. Os mortos contam-se aos milhares: mortes produzidas por grupos armados de esquerda e de direita, por guerrilheiros e paramilitares, pelas Forças Armadas regulares e irregulares, pelos traficantes de drogas proibidas, etc. É verdade que a minha pátria sofre com as deslocações forçadas, que tem das taxas mais elevadas do mundo, causadas pela ambição dos poderosos. Não existe outro país no mundo que possa contar o número de vítimas mortais pela luta contra as drogas como a Colômbia: candidatos à presidência da república, ministros, magistrados, juízes, fiscais, polícias, militares, camponeses inocentes, etc. É verdade que temos um dos índices mais elevados de iniquidade; que, para além disso, são muitos os altos dignatários do Estado em todos os sectores do poder público, que após o exercício das suas funções vão parar à prisão, por corrupção. E poderia continuar a enumerar mais e mais situações que ante a parábola de Jesus nos poria a bater no peito, pela nossa cegueira e inoperância. Mas aqui, quero mencionar e ter presente somente a nossa realidade de equipistas e olhar para os sofredores e necessitados no campo que mais nos diz respeito, o dos casais.

Nos livros da Sagrada Escritura encontramo-nos habitualmente com alguns textos que nos tocam de modo particular, alguns relatos que escutamos, que lemos ou que vêm à nossa memória com uma frequência especial. Um deles, sem dúvida, é o texto da parábola do Bom Samaritano, esta belíssima inspiração de Jesus que tem por objectivo responder ao especialista da lei, o que há-de ser um comportamento, ou melhor, um estilo de vida. O texto, que ao longo destes dias não deixou de ressoar no nosso interior. Este texto que partilhámos na oração, na escuta de cada dia, nas intervenções que nos propuseram. Texto que também agora quero que continue a ressoar em nós.

Ao longo da vida da Igreja, nas reflexões bíblicas, litúrgicas ou teológicas; nos textos dos Santos Padres; nas páginas eruditas dos Escritores Eclesiásticos, dos Teólogos, dos especialistas em Bíblia ou em espiritualidade; nos ensinamentos dos mestres em Vida Cristã; nos documentos dos bispos, dos papas, etc., abundam as referências a esta parábola.

Há que referir também os inumeráveis artistas que em lenços, esculturas e tapetes deixaram plasmados belíssimos quadros das comovedoras cenas da parábola de Jesus. E ainda, os músicos, literatos e poetas que não cessaram de aproveitar a riquíssima inspiração que oferece a nossa parábola.
2
Por isso, qualquer palavra que possa eu pensar ou dizer a este respeito, será sempre inspirada pelas muitas páginas e visões que, ao longo da vida, fui tendo diante de mim. Mas
encontramos sempre algo valioso nas belas passagens bíblicas e nos seus conteúdos de que cada vez que os lemos, podemos encontrar frescura e novidade; sempre que queremos receber de Deus uma palavra, um sopro de inspiração, os textos da Bíblia nos falarão de novo e nos dirão coisas novas. Sobre isto nos fala o diácono S. Efrém.

E é esse o convite que quero fazer-vos neste dia: colocarmo-nos todos, à luz do texto, numa atitude de escuta profunda, de atenção ao que o Senhor, uma vez mais, quer dizer-nos; atitude de acolhimento interior a uma palavra que nos traz vida e que quer produzir fruto: como a semente que cai em boa terra, como a chuva que a empapa, como o dom de vida e amor que se derrama sobre nós, regressa agora o texto do Samaritano solitário e caritativo para nos convidar à acção.

Deus está aqui acompanha-nos, ilumina-nos e ensina-nos. Deus chamou-nos como membros da sua Igreja neste querido Movimento de espiritualidade conjugal, para que, desde o carisma ao convite, desde a missão ao compromisso, possamos ter uma palavra e uma acção solidária para este mundo agoniado e doente do nosso tempo. Há muito sofrimento, há desespero, há demasiada incerteza. Frequentemente não vemos bem e nem sempre estão perto os mestres que nos ajudam. Por isso, que seja o Espírito a conduzir-nos. Uma vez mais, a Palavra vem ao nosso encontro para iluminar os possíveis caminhos, para fortalecer as vontades que buscam, para oferecer opções às nossas decisões individuais e colectivas.

Quero fazer um convite a todos, para que a partir do silêncio das nossas mentes e dos nossos corações, abramos o espírito ao Senhor, para que seja Ele quem verdadeiramente nos ensine. Que da mesma forma como há quase dois mil anos, pelos caminhos da Galileia e da Judeia, Ele semeava a palavra de amor e fazia presente o Deus da Misericórdia e da Vida, assim também agora, neste belo Brasil, a cada um de nós, vindos de todos os cantos do mundo, nos chegue com alegria, a sua mensagem e o seu convite.

Quero recordar aqui Mario Sergio Briglia, sacerdote argentino, que para ao escrever a sua dissertação de licenciatura em Sagrada Escritura, realizada no Pontifício Instituto Bíblico, em 1985, escreveu sobre esta parábola: A figura do Bom Samaritano reflecte o mais profundo do seu próprio mistério divino-humano: “as entranhas de misericórdia do nosso Deus” (Lc 1,78) tornam-se palpáveis na compaixão do Samaritano. O Bom Samaritano fala-nos da nossa história de homens caídos, à espera de alguém que se faça próximo, de alguém que até de um passado longínquo se faça companheiro o que partilha o seu pão irmão que na sua misericórdia nos converta também no próximo e nos leve a caminhar com ele.
3
Ele convida-nos também a pedir o dom da “misericórdia penetrante” para partir e encontrar o homem ferido, o homem anónimo das nossas ruas, que quem sabe, já sem esperança, só aguarda a morte. Numa sociedade como a nossa, que vive interiormente presa a velhos rancores, com uma incapacidade para oferecer o perdão ao irmão, e que nesta situação tende a dividir-se cada vez mais, a nossa parábola oferece-nos um modelo de acção: capacidade de perdão, de reconciliacão do aparentemente irreconciliável, de superação das divisões para começar a avançar juntos. (Misterio de Misericordia: el Buen Samaritano)
Não vou deter-me em inumeráveis dissertações de exegetas e teólogos àcerca das possibilidades que o texto oferece para ser analisado, compreendido, estudado, meditado, esmiuçado…em todas as direcções. Prefiro simplesmente deixar-me levar pelo relato como convite e pretexto para reflectir sobre as possibilidades que a partir dele se desprendem com olhares sobre a vida. À acção. Ao convite a não cruzarmos os braços nem cerrar as mentes às possibilidades. É a realidade que nos rodeia; é o sofrimento que nos grita de todos os lados; são os inumeráveis pobres cujo rosto passa despercebido. Pobres não são só os que estão carentes de alimentos, habitação, educação e de outros recursos. Pobres porque se sentem desamparados e excluídos, porque estão submetidos a críticas implacáveis e desprezos sem fim; pobres porque se lhes vê no rosto o seu próprio sofrimento, e das suas situações se faz zombaria e escárnio; pobres porque não têm a quem elevar os seus pedidos e lamentos. São os inumeráveis rostos sofredores anónimos e desconhecidos que aguardam una palavra de alento e uma mão que os ajude a recuperar a esperança.

Lembro-me da parábola: um legista, um homem conhecedor de leis e preceitos, quis colocar Jesus à prova. Frequentemente nos Evangelhos surge alguma figura que pretende colocar Jesus em apuros. Há uma busca contínua de razões para rejeitar ou condenar. E, seguimos na mesma. Haverá sempre alguém que se apresente como sabedor e conhecedor, face aos curiosos intrusos. Jesus, ou a Igreja, ou os discípulos fieis, tenderão sempre a procurar o contestante e o buscador de quedas.

O ponto de partida neste encontro é o olhar na vida eterna. Que hei-de fazer para ter como herança a vida eterna? E na mesma pregunta aparece una primeira pretensão falhada. Há um desejo velado de conquista, uma premissa que não tem fundamento. A vida eterna não se herda pelos méritos próprios. A vida eterna não é feita pelo homem. A vida eterna não é o produto da bondade humana. A vida eterna é a vida de Deus que Ele nos comunica. É um dom que nos vem do Pai misericordioso e que nos desafia a uma forma concreta de viver. A vida eterna é gratuidade que pede coerência. O nosso comportamento, as nossas actividades e actuações, o nosso querer fazer, não são acções para comprar Deus ou para ganharmos um prémio, mas elas são, o agir, que manifesta a alegria de receber este imenso presente. Graças ao dom do amor de Deus, eu quero fazer da minha vida um amor igual.
4
Mas vale a pena pagar uma intenção na qual pode aparecer alguma bondade. Pelo menos, ao embaraçar Jesus, eles vêem a realidade transcendente como destino e finalidade. E, também nós, podemos aproveitar esta nota. Podemos perguntar-nos se verdadeiramente no nosso horizonte se faz presente a vida eterna, se no nosso trabalho e pesquisa, no nosso caminhar, está presente esse vital convite. Embora saibamos intuir que é um dom de Deus, temo-lo presente?

Jesus não se deixa embaraçar. Ele, por sua vez, contra-interroga: Primeiro: O que está escrito na lei? E continua: tu conheces os mandamentos, sabes de cor o que a lei ordena, tens claro o que precisa ser feito. O que está escrito? E continua: O que lês na Lei? Não é apenas o vazio da disposição, a letra morta, o artigo do código que deve ser respeitado. Há um novo olhar: como o interpreta? Tu que te consideras mestre e professor experiente, que pensas? Achas que estás procurando, sinceramente ou não, uma realidade eterna que podes encontrar da mesma forma que conheces a lei? Tu, mestre e professor dos outros, o que encontras nos teus conhecimentos? A resposta do advogado é dada com bom conhecimento, como esperado. O especialista combina textos de dois lugares na Torá e torna presente na sua resposta Deus e o próximo. É a resposta clássica académica. É a idéia conhecida e a regra aprendida. E Jesus faz-lhe ver que já sabe a resposta. Ele só precisava passar da lei para a vida, do mandamento para a acção. Quase parecia que aqui terminava o encontro, que estava tudo adquirido e a única coisa que se pretendia, era demonstrar os conhecimentos. Mas depois vem a questão nova, que vai possibilitar o ensino de Jesus. Sobre a realidade e como amar Deus, nem se discute, nem se pergunta, nem se polemiza, não se duvida, nem se vacila. Parecia que tudo era claro. Mas: quem é o meu próximo? Uma pergunta aparentemente inocente que conduz a uma grande revelação. O Senhor Jesus
interrogado por um ideólogo judeu, um legista, não respondeu com uma definição, como esperava esse especialista em ideologia e normas, mas respondeu com este belo relato parabólico de uma acção. É esta belíssima parábola que nos acompanhou ao longo deste encontro, que há-de acompanhar-nos sempre ao longo das nossas vidas.

Recordemos que Jesus, quando, no relato do Evangelho de Lucas, vive este encontro com o advogado judeu, está a caminho de Jerusalém. Viagem que é caminho para o local de partida de Jesus, ao seu êxodo para o Pai. Viagem em que Jesus ensina aos seus discípulos, o seu modo de vida e missão. Na opinião de muitos estudiosos, estes são os elementos essenciais a que um discípulo é chamado a viver. De alguma forma, é parte da exigência do discipulado. O ensino não será apenas para um interrogador do mestre, mas torna-se requisito para quem anseia tornar-se um discípulo de Jesus.
5
Deixemo-nos conduzir pela mão da história, sem pensar nos que nos esperam. Deixemo-nos conduzir pelo Mestre de vida e esperança, para sermos fiéis ao que diante de nós se apresenta como uma oportunidade para nos fazermos próximos.

"Um homem descia de Jerusalém para Jericó". Este homem anónimo está presente no relato, do princípio ao fim. Para ele, se dirige o olhar, o protagonista da parábola. E não se identifica com qualquer grupo ou facção. Os outros pertencem a uma classe, a um grupo específico. Mas este é ser humano qualquer, e toda a humanidade.

O caminho da viagem é um percurso normal, conhecido. Menos de 30 quilómetros separam
as duas cidades, e não é incomum para os ouvintes, uma situação como aquela que ali ocorre. " Ele caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto." Assaltos e roubos parecem ser comuns por estas bandas. Não é um evento estranho ao cotidiano. Aparecem os ladrões e sua primeira acção é tirar a roupa. Vale a pena lembrar que o modo como se vestem, especialmente num mundo de vários povos e culturas, identifica, de alguma forma, a proveniência ou o grupo de origem. Remover a roupa é fazer com que o nosso homem se torne anónimo. Ele não pode ser identificado. É absolutamente necessário. E não só é despojado, mas também espancado e provavelmente roubado. É, diz a história, "meio morto". Uma expressão única no Novo Testamento. Quase a morrer, no último estádio antes da morte. Sem qualquer possibilidade de se tornar conhecido, para que possa comunicar. À mercê de tudo o que poderia acontecer. O moribundo não pode fazer nada por si mesmo, na verdade pertence a um meio-termo entre possibilidade e impossibilidade. Possibilidade para aqueles que estão dispostos a servir e a trabalhar; e incapacidade de agir por si mesmo. Quantos casais ao nosso lado que só podem tornar-se algo se aparecer uma alma caridosa; quantos impossibilitados que se deixam à mercê de acontecimentos que os rodeiam. Vão aparecendo a pouco e pouco os convites para cada um de nós.

“Por coincidência descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo”. O sacerdote, na época de Jesus tinha poder. Não existia autoridade civil israelita dada a situação de dependência do Império. Israel era um povo teocrático e esta personagem encarna a autoridade religiosa. O sacerdócio existia na vida do povo de Israel, pela tribo, pela pertença a um grupo concreto. Eram os descendentes de Aarão. Em Jerusalém estava o Sumo-sacerdote que era a máxima autoridade, e os sacerdotes principais que formavam o que poderíamos chamar de aristocracia sacerdotal. E logo abaixo estavam os restantes sacerdotes distribuídos pelo território, em classes e grupos que tinham a possibilidade de exercer um serviço ministerial no Templo, durante alguns (poucos) dias por ano. (Lembremos Zacarias, o pai de João Batista, que estava de serviço no santuário, quando recebeu o anúncio do anjo sobre a sua paternidade futura.) Bem, um desses sacerdotes da grande maioria, é a personagem que passa pelo local onde ele está deitado no chão, o nosso homem moribundo. Apesar de não pertencerem à alta casta sacerdotal, no entanto, ocupavam uma posição na escala social e eram respeitados e tidos em conta.
6
Segundo os historiadores, Jericó era uma cidade de muitos sacerdotes e pode supor-se que talvez ele estivesse a voltar para casa após o serviço. O caminho de Jericho para o templo. Não importa. Jesus não julgou, simplesmente descreve o seu comportamento. (Em geral, Jesus tem muito respeito pelos sacerdotes.) Mas, na nossa parábola, a forma como se comporta este sacerdote, pertencente à ordem do culto religioso, sugere uma certa dureza  de coração. É contra esta forma de olhar para a religião, que Jesus nos quer alertar. Não é uma crítica ao sacerdócio ou aos próprios religiosos. É o convite a ter um outro olhar sem preconceitos e tradições erradas. É o convite a contemplar sempre o outro e a vê-lo na sua diferença e diversidade.

A tradição dos judeus fazia com que se desentendessem com quem não fazia parte dos seus. Não se podia reconhecer como próximo, um homem nestas condições. Um moribundo, que vai morrer em breve, coloca o sacerdote face às tradições que o desencorajam ou proíbem de tocar um cadáver. E aqui, poderia ser o caso. Quem quisesse responder ao chamamento à santidade deveria cuidar de todos os requisitos relativos à pureza e ao culto. Via-se a santidade mais como um ajuste ao cumprimento dos preceitos considerados como a vontade de Deus, e aqui, poderíamos, quem sabe, deter-nos uns tantos. Além disso, os rituais de purificação para os sacerdotes que caíram nesses tipos de impurezas, eram particularmente severos. Este sacerdote, mais do que maldade, vive os escrúpulos do seu próprio condicionamento religioso. E Jesus mostra-nos que este não é o comportamento de quem quer ser chamado seu discípulo. E para nós a questão é: Quantas vezes nos deixamos arrastar pelo preconceito face à necessidade e ao abandono de quem poderíamos ser próximo? Quantas vezes pesam mais a legislação que a compaixão e a regra mais que a misericórdia? Muitas vezes o escrúpulo dos crentes leva-os a não saberem olhar. Neste momento basta recordar quantas vezes deixamos de agir simplesmente porque às nossas vozes interiores chegam vozes de prevenção. Muitas vezes, ao lidar com essas outras pessoas ou "casais diferentes”, sinto que pesa mais o escrúpulo que a misericórdia.

Segue-se o texto: “Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.” Também esta personagem pertence a um grupo. Poderíamos quase dizer que seria um seminarista ou noviço. Era o baixo clero. Sem funções sacerdotais mas assistentes de culto noutras necessidades. Descendentes de Levi mas com a tarefa de servir os sacerdotes e o templo em actividades secundárias: limpeza, vigilância, música, etc. Este levita repete o acto: aproximar-se, olhar, partir. Parece que chega a olhar um pouco mais perto. Mas no final, o mesmo. Passa ao largo. Nem sequer a companhia para este necessitado. Recusa-lhe qualquer possibilidade de relação, de encontro, toda a possibilidade de salvação. Pesam outras considerações. E podemos voltar a olhar para nós mesmos e aos nossos encontros com aqueles “encontrados ao lado do caminho”. A nossa sociedade religiosa, a nossa Igreja, as nossas comunidades de fé, muitas vezes deixam à beira da estrada aqueles que não partilham as nossas ideias, crenças, práticas e percepções. No mundo que nos diz respeito, o dos casais, há pessoas que se encontram no chão, feridas, 7 queixosas, que não têm da nossa parte uma palavra, um olhar, um gesto. O sofrimento, a dor, a necessidade de quem está caído não merece consideração?

E chega imediatamente a terceira personagem. A parábola está pendente. Quem virá agora? Tudo levaria a pensar num judeu normal, num laico. “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão.” Uma surpresa para os ouvintes, um golpe para o jurista. É um inimigo, um detestado, um proscrito. Um samaritano era não só um estrangeiro, era alguém não confiável. Há muita história: Sargon de Assiria no século VIII a.c. invadiu a região onde se tinha estabelecido o reino do Norte, Israel, assassina muitíssimos e deporta a maioria. Logo, repovoa o país com árabes e babilónios que se misturam com os que tinham ficado. Uma mestiçagem grande que no olhar judeu implicava necessariamente impureza de raça e sangue. Adicionalmente misturam-se os usos e costumes religiosos diversos, que geram um enorme sincretismo.

Vem algum tempo depois a invasão do reino de Judá pelo exército Babilónio, a destruição do templo e a deportação dos israelitas para a Babilónia. Quando anos mais tarde, no regresso do desterro, alguns dos samaritanos se oferecem para colaborar na reconstrução do templo de Jerusalém, a sua oferta é recusada porque não se consideram pertencentes à nação santa. Não são do povo eleito. São impuros. É então que esses grupos do território da Samaria decidem construir o seu próprio templo e criar os seus próprios costumes. Aceitam parte dos escritos sagrados do Judaísmo mas são vistos pelos judeus como traidores e apóstatas. Desvalorizados e recusados. Há outros pequenos relatos de muitas agressões mas não é o momento de nos determos sobre ela.

Na parábola de Jesus, é um desses, um samaritano, um inimigo, um do “outro lado” quem vai assumir o papel principal. A sua atitude é totalmente diferente. Também se aproxima e vê o que sucede. Mas não se vai embora. Não segue adiante. Enche-se de compaixão. Vive nas suas entranhas a dor do moribundo. Tem misericórdia. A expressão original no texto da parábola é um verbo grego que fala de dor profunda. Não é só uma compaixão moral ou espiritual. É uma dor física, visceral. É o mesmo verbo que corresponde ao sentimento que acompanha Jesus nos textos evangélicos que narram a compaixão por Ele experimentada, face às necessidades humanas. É o desprendimento interior de quem carrega a dor externa e a faz sua. O interessante aqui é que este sentimento é de um samaritano. Sentimento que de alguma forma é expressão de algo divino, de algo que corresponde a viver como Deus. Manifesta no personagem compadecido toda a misericórdia profunda de Deus, que por meio de Jesus chegou até nós.

Quem aparece na parábola como aquele que merece ser imitado é o samaritano.

Jesus quebra toda a expectativa. O verdadeiro actor de misericórdia é o menos esperado. É esse que não se aceita, esse que pertence ao “outro” grupo, que está proscrito. Esse a quem se vê como inimigo. Quem escutava Jesus deveria ficar verdadeiramente desconcertado: Como é possível que o que salva seja um samaritano? Poderiam eles permitir-se ser salvos 8 por um desses? Porque não foi um judeu que salvou um ferido, que bem poderia ter sido um samaritano, mas era um samaritano que estava ali. A parábola é realmente subversiva. Muda não só as expectativas de alguns ouvintes, como também a forma de ver e de actuar. Por isso o texto acutila tão forte. Não se trata apenas de uma boa acção e de uma possibilidade de imitar o bondoso. Há muito mais. É uma mudança de mente e coração. É a mudança de uma concepção religiosa ligada aos preceitos, para uma forma nova de viver a relação com Deus, como o samaritano que experimenta o mesmo sentimento de Deus. Sigamos com o texto: Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite evinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. A compaixão que brota desde as entranhas continua a actuar. Do sentimento e da experiência profunda da dor física própria diante da dor externa passa-se para a acção, às acções. A descrição faz-se de uma forma curiosa. Porque diz primeiro que o ligou e depois que utilizou azeite e vinho. O azeite é um elemento para tratar, é curador (desde a Antiguidade usa-se com este fim e a Igreja incorpora-o no sacramento dos enfermos, sacramento da cura) e o vinho é produto desinfectante. Mas nestas acções há uma forte evocação dos textos do Antigo testamento que falam da obra de Deus que cinge com ligaduras, cura, sana, levanta. Leiamos alguns versículos do Capitulo 6 do livro de Oseias.

Vinde, voltemos para o Senhor; Ele feriu-nos, Ele nos curará; Ele fez a ferida, Ele fará o penso. Dar-nos-á de novo a vida em dois dias, ao terceiro dia nos levantará, e viveremos na sua presença. Porque Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios, o conhecimento de Deus mais que os holocaustos. Mas eles, como homens, violaram a Aliança e rebelaram-se contra mim. Como malfeitores em emboscada, é o bando dos sacerdotes; assassinam no caminho de Siquém. Sim, o seu proceder é criminoso”. (Os 6,1-2,6-7 y 9)

E, adicionalmente, no culto do Templo de Jerusalém era costume fazerem-se as libações de azeite e vinho em honra de Deus. Há, misturados no texto da parábola, alusões, claras ou veladas, a essa dimensão da vida que é a expressão religiosa de culto. Há elementos de uso ritual e aí está a presença do sacerdote e do levita. Na acção do samaritano compassivo podemos encontrar-nos com uma verdadeira acção sagrada. É um acto de culto. O inesperado faz-se presente: a verdade da religião manifesta-se não por aqueles de quem se poderia esperar mas precisamente daqueles de quem menos se esperaria. “Quero misericórdia e não sacrifíciosrepete permanentemente Deus por meio dos profetas e de Jesus. E isso que Deus quer é realizado por este samaritano. Quantas vezes há vazio no nosso culto e esquecimento das necessidades. Volta a surgir para nós a pergunta: que significa para mim o sofrimento e a dor de muitos quando me aproximo de uma celebração litúrgica? Somos capazes de descobrir nas acções compassivas o verdadeiro culto? Desde há muito tempo atrás, os profetas de Israel tinham insistido na necessidade de coerência entre culto e caridade, entre sacrifícios e solidariedade. Mas frequentemente, a atenção pelas rubricas de rituais e livros de celebrações apresenta-se com maior intensidade que as acções de serviço e de acompanhamento. Se existe no actuar do 9 samaritano um verdadeiro acto de culto, por ali deveríamos orientar a nossa expressão de fé e de religião. Não é outra coisa que Jesus nos convida a viver quando na Eucaristia nos diz que “façamos isso em Sua memória”. Quer dizer, que nos gastemos, que entreguemos o corpo e derramemos o sangue pelos que podem necessitar de nós. Até na acção sagrada mais sublime, está presente essa íntima relação de culto e misericórdia.

O samaritano depois de curar e colocar as ligaduras no moribundo, montou-o no seu próprio cavalo. É no seu cavalo que este samaritano se dispõe agora a conduzi-lo e a levá-lo a um lugar seguro. Assume a posição de quem serve. O que conduz e o que é conduzido, é honrado na acção, é o necessitado, o ferido. Conduz-o a uma pousada assumindo o risco de uma ousada acção. Um desconhecido atracado e um estrangeiro samaritano em território judeu. Mas acima de qualquer consideração de segurança pessoal está a necessidade do ferido, do ultrajado, do que padece. O sentimento compassivo, a profunda misericórdia levam o nosso bom personagem a correr o risco e a assumir as consequências que dali podiam decorrer. O risco de servir está na própria vida. O que guarda a sua vida para si mesmo, perde-se; o que arrisca a sua vida, conservá-la-á para a eternidadediz-nos Jesus. Na pousada continua o cuidado. Imaginamos uma noite de vigília, de atenção, de serviços. Nem a própria comodidade nem os próprios interesses. Só é importante agora este homem sofredor a quem se reconhece como irmão. Face à necessidade e ao sofrimento, as minhas próprias preocupações ou buscas passam para segundo plano.

No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’ O ferido tinha sido totalmente despojado. Nada lhe restava. Carecia de meios para pagar e isso neste lugar, é grave e perigoso. Mas aí está quem assume a sua situação, quem está disposto a pagar tudo, a assumir todo o custo da sua compaixão e da sua misericórdia. O que os bandidos tinham tomado, também lhe foi devolvido. Para além das curas com as ligaduras, a preocupação por ele e os cuidados, vem agora o pagamento. O roubado foi de alguma forma, devolvido pelo servidor samaritano anónimo que não se contenta em pagar o salário de dois dias de cuidados, mas também assume a posição do futuro. O que lhe faltar eu me comprometo a pagar-lho no meu regresso. Não deixa nada desprendido, encarrega-se pessoalmente da possível dívida.

Termina a parábola mas retorna o encontro de Jesus com o jurista: Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores? Não terá sido uma reflexão fácil. Tudo foi inesperado, incluindo esta pergunta de Jesus. O costume de ver o próximo como objeto, como aquele destinatário da minha ajuda, transforma-se aqui no convite de Jesus que me leva a vê-lo como sujeito de uma acção que requer de mim proximidade. Porque a preocupação do conhecedor de normas era conhecer quem era o seu próximo: Quais pessoas, de que grupos ou meios…? E Jesus conduz-o a olhar para si mesmo. Mais ou menos: Se tu estivesses numa situação parecida à desse homem lastimado e ferido, a quem gostarias de encontrar? Que querias para ti? Não existira por acaso o 10 desejo de um próximo, de alguém que se abeirasse a oferecer compassivamente ajuda e serviço? Pois bem, deves agora pensar quem é o próximo. Quando vais a caminhar pelo mundo terás diante de ti muitos que têm necessidade de próximo. Quem chega a sê-lo? Entre os inumeráveis casais que cruzam o teu caminho, quais os que te necessitam como
próximo?

Bem disse Gustavo Gutiérrez, o querido teólogo peruano, no 2º Congresso Latinoamericano de Doutrina Social da Igreja no México (Setembro 2006): “Próximo não é, então, a pessoa com a qual coincidimos no nosso próprio caminho ou território, mas aquela a cujo encontro vamos, na medida em que deixamos o nosso caminho e entramos no do outro, do seu mundo. Trata-se de fazer próximo o longínquo, o que não está obrigatoriamente nos nossos prédios geográficos, sociais ou culturais. De alguma forma, pode dizer-se que não ‘temos’ próximos, mas que os ‘fazemos’ através de iniciativas, gestos e compromissos que nos transformam próximos dos outros. Converter o outro em nosso próximo, faz-nos próximos de nós mesmos.(Seguimento de Jesus e opção pelo pobre)

Não há alternativa: Fez-se próximo, chegou a ser próximo o que teve misericórdia dele. Acaba-se o olhar parcializado e limitado de uma busca do próximo reservado, para abrir o horizonte até um fazer-se próximo não só de nós próprios e dos vizinhos mas de todos os doentes e necessitados. Não há limite para o verdadeiro amor. Não há restrições nascidas da religião, nacionalidade, cultura, preconceitos. Próximo chega a ser quem sai de si mesmo e é capaz de colocar em jogo, ousadamente, a própria existência. Jesus alterou a pregunta inicial que procurava conhecer que acções seriam o passaporte do reino, em misericórdia e compaixão verdadeiras, à maneira de Deus mesmo, manifestado na pessoa de Jesus. Já não é uma possível lista de obras para realizar, nem um elenco de comportamentos. É chegar a ser como Deus, a fazer a obra como Ele. É reconhecer que o chamamento inicial a ser semelhantes ao Criador se torna verdade.

Nós, membros das Equipas de Nossa Senhora, reunidos em nome do Senhor, com desejo de tornarmos presentes como crentes no mundo que nos correspondeu, com o desejo de ser fieis à nossa missão de discípulos missionários, para levar à nossa sociedade a riqueza, não de umas teorias ou palavras mas de uma acção concreta a favor dos sofredores do mundo, temos a grande oportunidade de nos preguntarmos uma vez mais: Qual á a vontade do Pai quando nos convida a tornar-nos próximos dos nossos irmãos que sofrem? Que fazer diante de tantos e tantos casais que padecem, defronte de tantos e tantos casais que aguardam uma palavra de consolo, uma voz de alento, uma mão que se estenda para oferecer o bálsamo da alegria de viver e da esperança? No amor de Deus, na misericórdia e na compaixão não há teoria, não há uma simples ideia. O verdadeiro amor é activo, é operante, é dinâmico. Não é uma ingênua declaração de princípios, uma manifestação de palavras piedosas, um olhar de comiseração.

Não. O amor é uma acção eficaz e efectiva que liberta, que sana, que cura, que salva. Amar não é apenas experimentar um sentimento belo ou um afecto interno. Amar é colocar a vida ao serviço sem se reservar nada; é sair das comodidades que adormecem para se gastar na 11 necessidade do necessitado; é estar disposto a correr os maiores riscos por servir. Amar é dar a vida. E, conhecemos um pouco, quem foi capaz de o fazer definitivamente. É ser capazes de sairmos das regras habituais do jogo para criar caminhos novos. É ter imaginação de pastores para reconhecer caminhos errados. É não ter medo da novidade positiva que se separa das velhas normas que paralisam. É escutar a voz de quem convoca e chama a descobrir o fundamental, a desaprender as inutilidades. É não duvidar que o serviço misericordioso está acima de muitas considerações aparentemente muito religiosas. Quando o jurista procurou Jesus para lhe preguntar, fê-lo expressando o desejo de saber o que fazer. Que hei-de fazer para possuir a vida eterna? Agora, no fim do relato está o convite concreto ao fazer. Vai e faz tu também o mesmo. Já sabes de que se trata. Já sabes que não é com essas boas intenções que podes pensar numa herança. Sabes que a vida adquire o seu sentido na medida em que se converte numa resposta real ao amor que nos vem de Deus. Ele é a fonte do amor que se manifesta claramente na pessoa de Jesus e que nos torna participantes do Seu amor. Agora é a vez de quem quer aceitar e acolher esse precioso dom da vida. Fazer o mesmo, atrever-se a amar efectivamente.

E aqui estamos nós que experimentamos o convite para chegarmos a ser Bons Samaritanos da vida em casal, no mundo que nos apresenta uma diversidade enorme de opções de vida, de caminhos por descobrir, de sentidos e compreensões variadas. Temos frente a nós inumeráveis casais de divorciados recasados, de casais que vivem em união de facto sem qualquer celebração de rito matrimonial, de companheiros de vida que não aceitam nenhuma norma pré-estabelecida, de casais homossexuais que querem chamar-se esposos, dessa variedade de caminhos que desafiam as nossas convicções, crenças, tradições, mandamentos, códigos, história. Como podemos nós, enquanto Equipas de Nossa Senhora, tornar-nos próximos de tantos que sofrem no que nós temos como caminho de salvação? Qual há-de ser a misericórdia profunda e a compaixão afectiva perante quem nos pede não só uma palavra, mas, sobretudo, uma acção?

Temos estado a viver estes belos dias de convívio, de oração, de celebração, de reflexões várias, de encontros e contactos que nos tocam a alma; e em breve vamos voltar para nossas casas, nossos lugares, nossas ocupações habituais, equipas de base. Levamos connosco as preocupações de muitos que manifestaram inquietudes, pareceres, perspectivas. O que nos manifestou o Bom Senhor para poder chegar a ser efectivamente próximos desses sofredores? Que experimentamos como responsabilidade para nós ao escutar Jesus que nos repete uma e outra vez: Vai e faz tu também o mesmo! Qual consideramos ser a nossa missão como equipistas no concreto da dor e do sofrimento dos casais? Os bispos da nossa América Latina reunidos há alguns anos perto do santuário de Nossa Senhora Aparecida recordam-nos: "A resposta ao Seu chamamento exige entrar na dinâmica do Bom Samaritano (cf. Lc 10, 29-37), que nos dá o imperativo de nos fazermos próximos, especialmente com aquele que sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5, 29-32), que 12 acolhe os jovens e as crianças (cf. Mc 10, 13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1, 40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7, 36-49; Jn 8, 1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jn 4, 1-26).” (Documento Conclusões Aparecida 135) Quis partilhar convosco reflexões saídas do fundo do coração. Foi uma meditação na Palavra que pronunciei em voz alta. Não há pretensões nem novidades. Há uma voz que se interroga e que ainda não obtém uma resposta coerente, autêntica e profunda. É a manifestação das minhas próprias inquietudes pastorais e espirituais face à multitude de presenças que gritam e esperam. Muitas vezes me calo. Fico mudo perante perguntas concretas e só consigo estender a mão, oferecer ouvidos e braços para acolher, escutar e começar caminhos de discernimento. É poder rezar em comum para suplicar ao Espírito que permita ouvir e entender. Deter-me sobre esta parábola de Jesus, a realidade do mundo dos casais foi para mim um exercício permanente de busca. E, seguirei procurando com a esperança de que as nossas acções respondam ao convite fundamental: Vai e faz tu também o mesmo!