English Spain Français Deutsch Italian

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

EACRE 2012 - REGIÃO RIO IV - PALESTRA DO PADRE ALAN SOBRE O TEMA DAS ENS PARA O ANO DE 2012

(Evangelho de São Lucas 10, 25-37)
29. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30. Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. 31. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. 32. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. 33. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. 34. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.35. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. 36. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? 37. Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

EACRE 2012 - REGIÃO RIO IV – PROVÍNCIA LESTE
PALESTRA DO PADRE ALAN SOBRE O TEMA DAS ENS PARA O ANO DE 2012 – VAI, E TAMBÉM TU, FAZE O MESMO”.
Foi num clima de grande expectativa e emoção que nós, os agraciados participantes do EACRE 2012 recebemos a palestra do jovem e iluminado Sacerdote, que acaba de aceitar o convite para ser o Conselheiro Espiritual da Região Rio IV, o Padre Alan, acerca do nosso Tema do ano de 2012: “Vai, e também tu, faze o mesmo.”
Com muita sabedoria o Padre Alan nos conclamou a que entrássemos nos personagens da exegese. Os personagens que devemos compreender em nossa exegese: Um sacerdote, um levita e um samaritano, a quem nós nos acostumamos a chamar “bom samaritano”.
O Padre Alan, então nos convidou a fazer a exegese e transformar o contemplar no agir. Disse que na vida de Sacerdote Conselheiro Espiritual são chamados a fazer como o samaritano, exatamente como o nosso primeiro personagem, o sacerdote, não o fez. O levita, o bom amigo, o que é familiar (que está conosco mais não está junto), é visto como um homem bom da comunidade, mas também passou e viu. Somente o samaritano viu, olhou para ele e o acolheu.
E continuou a reflexão assinalando que o Sacerdote Conselheiro Espiritual às vezes está falando conosco, mas não está junto de nós, entendem? Porque não faz parte da vocação do sacerdote entrar na intimidade, na paixão de quem sofre. O levita nos conhece, é familiar, mas também não está junto, na intimidade do coração. E dentro das Equipes nós somos convidados a estar juntos, a nos aproximarmos do outro tal qual o samaritano. Como casais responsáveis, o tema de 2012 nos faz entender que é preciso querer entrar na chaga do outro para curar. Hoje recebemos a graça de Deus de fazer que as Equipes de Nossa Senhora possam curar a chaga de quem está junto. Nas suas equipes é Deus que lhes dá esta graça.
Naquele momento da palestra já estávamos todos motivados pelo agir do samaritano, quando o Padre Alan nos persuadiu e emocionou ao afirmar que: É tão profundo isto – “Faze tu o mesmo”. Colocou óleo e vinho, não o contrário. O mais natural seria colocar o vinho primeiro, para que o álcool agisse para curar as feridas, e então o óleo para espantar as moscas. Mas a cura necessária não é física. O vinho arde pelo álcool. A ferida dói. O óleo da caridade é unção e nós temos primeiro que acolher. Como entrar com óleo no coração dos nossos casais?
O Padre Alan lembrou-nos que o samaritano dispensou também cuidados ao homem ferido. Colocou-o no seu próprio animal e foi a pé (sacrificou-se primeiro) antes de leva-lo para a hospedaria. Nós precisamos descer do próprio cavalo e avançar, sem reclamar. Ao contrário ainda ouvimos reclamações, mas reclamam porque estão doentes, tem dor. Os casais estão dizendo para nós o que Deus quer nos dizer.
E depois, ele depois entregou o homem ferido na hospedaria, pagou ao hospedeiro para que cuidasse dele, passando a responsabilidade para o outro. Assim também é nas nossas equipes. Ano que vem, será outro o Casal Responsável de Equipe.
Então, o Padre nos indagou – Qual dos três foi o mais próximo? E de pronto já respondeu – Aquele  que teve caridade, é claro. Os Pontos Concretos de Esforço são o alicerce do casal. Deus quer falar conosco e pelos PCE’s, usando de misericórdia, temos esta oportunidade. O casal já se conhece pelo jeito de olhar, pelas manias de cada um. Então devemos usar de misericórdia, para devolvermos a Deus tudo que Ele nos dá, através do outro. Precisamos nos colocar na frente de Jesus e perguntar o que Ele faria. Isto é ser Equipe de Nossa Senhora. Deus faz com que nos reconheçamos pelo sinal característico.
Ao final de sua palestra o Padre Alan nos explicou porque o peixe é usado como símbolo do cristianismo. Disse que peixe em grego é ICHTHYS, que produz um acróstico cheio de significado: I (JESUS) CH (CRISTO) TH (DEUS) HY (FILHO) S (SALVADOR), traduzindo: Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador. Desde o princípio os cristãos eram perseguidos e não podiam declarar publicamente a sua fé. Por essa razão desenvolveram formas de confessar a sua fé e fugirem das perseguições. Uma delas era desenhar no chão a figura do peixe, que era o sinal da confiança de um em relação ao outro, para assim poderem se reunir para as celebrações.
Assim também o nosso movimento tem na forma do peixe envolto pelas duas alianças entrelaçadas um símbolo forte da nossa identidade, representando, as alianças, o matrimônio, pelo qual homem e mulher se tornam um só corpo e uma só alma em aliança com Deus.
Deborah e Rubens José – CRE da Equipe 12 – Nossa Senhora do Carmo – Setor Lagos – Região Rio IV


ENS - O SIGNIFICADO DA NOSSA IDENTIFICAÇÃO

Saiba o que significa o Logo das ENS.


O Colégio Internacional decidiu adotar em 2006 um logotipo único para a totalidade do nosso movimento, em nível nacional e internacional, para fixar claramente nossa identidade e nossa unidade.
Somos um movimento de "Espiritualidade conjugal" que reúne casais cristãos unidos pelo sacramento do matrimônio e que desejam, em conjunto, aprofundar as graças do seu matrimônio. Essa identidade torna-se visível pelos dois símbolos fortes, constitutivos do nosso movimento que são a referência cristã e aquela da aliança, simbolizados pelo peixe e pelas alianças.
O Peixe é o emblema dos primeiros cristãos. As letras da palavra grega "peixe" significam "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador"; o peixe era, assim, o modo de representar Cristo. É em seu nome que nos encontramos nas nossas reuniões. A palavra equipe vem da palavra em francês antigo "esquif", que, em português, significa esquife, barca; também aqui encontramos o símbolo do peixe. Assim, pode-se ver no peixe a relação entre Cristo e às Equipes, que constitui justamente a base mesmo da nossa razão de ser.

As alianças: são as alianças do casamento.
São o sinal da afeição, do amor, da fidelidade ao ser amado e escolhido. As alianças, em forma de círculos entrelaçados sobre o peixe, simbolizam a aliança de Deus com o seu povo, aliança a que o matrimônio cristão vai buscar o seu fundamento e da qual recebe a sua natureza própria como sacramento.

O logo é constituído pelas três cores primárias com referência ao significado que lhes é dado na iconografia:
  • O azul para simbolizar a divindade de Deus
  • O amarelo ou dourado para mostrar a glória de Deus
  • O vermelho para a humanidade
  • O logotipo é composto do peixe e das alianças, sublinhado pelo nome do movimento na língua do país, para marcar por sua vez a diversidade de países que compõe nosso movimento e são unidos na internacionalidade
em 02/06/2011

A MEDITAÇÃO DO NOSSO CONSELHEIRO: FALAR DE DEUS ONDE EU ESTIVER

Muitos dizem que facebook nao é espaço pra falar de Deus, até criticam as mensagens de vida que são postadas. Eu insisto e nao desisto em FALAR DE DEUS ONDE EU ESTIVER.... Mãe de Deus e nossa, ajuda-nos a sempre anunciarmos seu Filho Jesus, com a certeza de sua presença em nosso dia, principalmente quando pensamos que estamos sozinhos, caídos, pois ai teremos a plena certeza que jamais estamos assim, O Senhor está conosco e nos levanta. Peço que derrame sua benção na vida de todos os meus irmãos amigos que aceitam essas mensagens.

Padre Élcio Antônio

domingo, 29 de janeiro de 2012

A MEDITAÇÃO DO NOSSO CONSELHEIRO: DOMINGO, DIA DE OFERECER-SE AO SENHOR

Hoje, Domingo, dia de oferecer-se ao Senhor.
Recebei, Senhor, minha liberdade inteira.
Recebei minha memória, minha inteligencia e toda minha vontade.
Tudo que tenho ou possuo de vós me veio, tudo vos devolvo e entrego sem reserva, para que a vossa vontade tudo governe.
Dai-me somente vosso amor e vossa graça e nada mais vos peço, pois já serei bastante rico.
Tenham todos um Santo Domingo e não se esqueçam que estarão no Altar comigo, pois sei que estou nas orações de vocês, meus amados, amigos, irmãos.

Padre Élcio Antônio

sábado, 28 de janeiro de 2012

I CARTA DE SÃO PAULO À TIMÓTEO: MAIS SOBRE A ASCESE

Quinta-feira, dia 26 de Janeiro de 2012
Dia dedicado à São Timóteo, bispo, companheiro de S. Paulo, séc. I

São Timóteo
Sobre São Timóteo, São Paulo diz: "Lembro-me de ti, noite e dia, em minhas orações. Conserva a lembrança da fé sincera que há em ti; fé que habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe, Eunice". E o Apóstolo dá ainda, a São Timóteo o excelente conselho de se empenhar inteiramente na sua missão de velar sobre sua pessoa, bem como sobre o seu ensino. E termina, dizendo: "Perseverando nessas duas missões, salvar-te-ás e aos que te escutam". Nas duas epístolas que São Paulo escreveu a Timóteo, os sacerdotes de todos os tempos puderam encontrar conforto e incentivo para a sua missão e sua vida.

Leitura Bíblica: I Timóteo, 4

O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,   
de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia,   
proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com ação de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade.   
Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças.   
Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração.   
Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.   
Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as.   
Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.   
Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé:   
se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis.   
Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos.   
Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.   
Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.   
Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos.   
Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento.   
Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.   

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/61/4.php#ixzz1kicpuO8b


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MEDITAÇÃO DO NOSSO CONSELHEIRO: OS DEZ MANDAMENTOS

Quero partilhar com voces meus amados o que meditei na minha oração. As vezes temos muitas duvidas sobre pontos da nossa vivência religiosa. Talvez essa seja uma: Não estão ultrapassados os Dez Mandamentos? NÃO. Os Des Mandamentos não estão condicionados pelo tempo. Neles estão expressos os deveres fundamentais do ser humano perante Deus e o próximo. São válidos para todos os tempos e lugares. (Youcat 351).
Maria, Mãe de Deus e nossa, ajuda-nos a compreender mais e melhor os Mandamentos e realmente coloca-los em prática no nosso dia-a-dia. Deus esteja com todos voces.
Padre Élcio Antônio

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CHAVES DA BÍBLIA

No coração da Bíblia, há cinco chaves que nos ajudam a entender melhor a Palavra de Deus. São cinco chaves que abrem o tesouro da Bíblia. Procurem na Bíblia os textos citados e leiam com atenção.

1-    DEUS FALA PELA VIDA
A Bíblia traz a mensagem de Deus para as pessoas. Ele tem falado em todas as épocas e de diversas maneiras: pelos fatos da vida do povo de Deus, por atitudes humanas e, pessoalmente, em Jesus Cristo (leiam Hb 1, 1-2).
Deus tem um recado para nós. Ele fala ao coração de cada pessoa usando a linguagem da vida.
Deus é revelado pelo testemunho de vida de quem vive na justiça e no amor.
A Bíblia nos ajuda a refletir sobre os fatos da vida Sl 77(78), 1-4. Os fatos são as palavras que Deus usa para se comunicar conosco.
Para entender bem o recado, é preciso conhecer profundamente a vida. Observando a vida, a gente se torna capaz de ouvir e responder ao chamado de Deus(Hb 2,1).
Primeiro, Deus fala pela vida do povo. Em seguida o povo conta e reconta como descobriu Deus na vida. Só depois é que esses fatos são escritos, para ajudar a memória e para ensinar aos filhos e netos quem é o Deus da vida.
Quando os fatos da vida viram texto escrito, não podemos esquecer da vida que veio antes do texto. Deus falou primeiro na vida! Ler o texto e esquecer da vida é o mesmo que ler uma receita e esquecer de preparar a comida.
A comida é uma ajuda para preparar a comida que mata a fome! Do mesmo modo, só a Palavra escrita não revela Deus. Ela precisa ser entendida e praticada hoje (Mt 7,24-25).

2- DEUS É PAI E MÃE
Deus nos fala por que quer fazer amizade conosco. Ele quer ficar perto de nós, ajudando quando é necessário. Estamos perto de Deus quando sentimos que Ele é nosso Pai e os outros são nossos irmãos (Mc 3,34).
Deus é Pai e Mãe de todos e jamais esquece de alguém (Is 49, 14-15). Muitos se acham filhos privilegiados de Deus, mais abençoados que outros (Lc 18,11). Será que isso é possível? A mãe de muitos filhos ama a todos igualmente. Dá sua própria vida por cada um deles, se preciso, Jesus Cristo deu sua própria vida para que todos tivessem vida em abundância.
Mas, se entre os filhos houver um que necessite mais de seus cuidados, a mãe se dedica mais a esse, mesmo sem descuidar dos outros.
Deus ama a todos os seus filhos sem diferença. Como Pai e Mãe, cuida atentamente de cada filho e filha. Mas há aqueles que precisam mais da ação de Deus em seu favor.
A preferência de Deus é pelos enfraquecidos, os que mais precisam de seu apoio Sl 33(34), 7; Lc 4, 18-19.
Por isso dizemos que Deus Pai faz opção preferencial pelos pobres e excluídos. Essa chave abre o coração de toda a Bíblia.

3- DEUS OUVE O GRITO DO POBRE
Os preferidos de Deus são todos os que sofrem injustiça e opressão, em todas as épocas (Ex 3,7; Am 2,6-8; Tg 2,5-6). Nos tempos da Bíblia, os preferidos eram as viúvas, os órfãos, os sem-terra, os doentes, os marginalizados, etc.
Na Bíblia, a palavra pobre se refere a todas as pessoas sem recursos materiais, trabalho ou garantias de vida (Jó 24,2-12; Lc 6,20). Hoje, usamos a palavra excluído.
Numa sociedade cheia de desigualdade e injustiça, não é difícil perceber quem são os preferidos de Deus. São todos aqueles que a sociedade usa e depois despreza: os doentes, os pecadores, os desempregados, os idosos, as prostituídas, os sem-teto...
Toda a ação de Jesus foi em favor dos excluídos de sua época (Mt 11,1-6). Seus discípulos organizaram comunidades à serviço dos pobres (Gl 2,10). Deus age em favor de seus filhos injustiçados através de seus filhos conscientizados (Mc 5,20; Lc 19,8; At 2,44-45).
Nós somos as mãos de Jesus, aqui e agora. Cabe-nos consolar os pobres e acabar com a miséria e a injustiça que tantos irmão excluídos sofrem.

4- DEUS NOS CHAMA À CONVERSÃO
Deus criou um mundo onde há lugar para todos. Somos colaboradores da obra de Deus. Essa mensagem também está no centro da Bíblia.
Somos semelhantes a Deus. Como Ele, somos livres para viver a vida do jeito que quisermos e assumir a responsabilidade pelos nossos atos (Gn 1,26-27).
A pessoa sai das mãos de Deus incompleta. Durante sua vida, vai completar a si mesma. Essa é a diferença que existe entre o ser humano e as outras criaturas de Deus.
Enquanto as outras criaturas nascem, vivem e morrem como manda a natureza, o ser humano é chamado a fazer escolhas e tomar decisões. Ele pode escolher a vida ou a morte, a felicidade ou a infelicidade (Dt 30,15).
Para completar a si mesma, a pessoa precisa da liberdade. Ser livre é ser capaz de construir a própria história. Deus nos ama e nos faz livre para amar.
Oprimir é tirar a liberdade das pessoas. Ë a ação que vai contra todo o projeto amoroso de Deus.
A Bíblia conta como o povo de Deus, no decorrer de sua história, enfrentou opressão de todo tipo.
Contra a opressão, o único remédio é a conversão (MT 3,2). Conversão é mudar de vida , do egoísmo e do individualismo para a liberdade e o amor aos irmãos.
Na vida fraterna, não há opressão de um sobre o outro. Todos são iguais e se completam mutuamente, na busca do bem comum. Não há Reino de Deus sem mudança de vida e sem transformação da sociedade.

5- DEUS É AMOR
Deus fala pela vida. Como Pai e Mãe, ouve o grito do pobre e nos chama a mudar de vida, socorrer os excluídos e construir uma sociedade mais justa e mais feliz.
Vendo tudo isso, o povo da Bíblia percebeu que Deus é amor (Sl 118(117),1-4); 1Jo 4,8). Jesus afirmou que o recado central da Bíblia é o mandamento do amor (Jo 15,12-13).
A Palavra de Deus é dita na vida. Só podemos dizer que Deus é amor quando amarmos concretamente nossos irmãos. Então, a palavra-falada-e-escrita vai voltar a ser palavra-fato-da-vida!

A GRANDE CHAVE É O AMOR. SÓ ENTENDE A PALAVRA DE DEUS QUEM AMA NO DIA-A-DIA!

Fonte: Folheto Ecoando 1 - formação interativa com catequistas - Editora Paulus
segunda-feira, 24 de novembro de 2008

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A EDUCAÇÃO DOS FILHOS, POR SANTO AFONSO LIGÓRIO

Tradução: Carlos Wolkartt – blog.christifidei.com

O pai não deve permitir que suas filhas fiquem a sós com homens, sejam eles jovens ou velhos. Alguém dirá: “Este homem que cuida da minha filha, é um santo”. Os santos estão no Céu, porque os santos que estão na terra são carne e se estão próximos às ocasiões, podem converter-se em demônios.

* * *
ADVERTÊNCIA AOS PAIS
O Evangelho nos diz que uma boa árvore não produz mau fruto, e que uma árvore má não pode produzir fruto bom. O que aprendemos disto, é que um bom pai cria filhos bons. Porém, se os pais são fracos, como seus filhos podem ser virtuosos? Porventura – disse Nosso Senhor, no mesmo Evangelho – colhem-se uvas dos espinhos, ou figos dos abrolhos? (São Mateus 7, 16). Assim é impossível, ou de fato muito difícil, encontrar filhos virtuosos, que foram criados por pais imorais. Pais, estejam atentos a este sermão, de grande importância para vossa salvação eterna e de vossos filhos. Estejam atentos, jovens, homens e mulheres que não escolheram ainda vosso estado de vida. Se desejarem casar, aprendam as obrigações que se adquirem na observância da formação de vossos filhos, e aprendam também que, se vós não observardes integralmente essas obrigações, terão sobre vós e sobre vossos filhos a condenação. Dividiremos isto em dois pontos. No primeiro, mostraremos a importância da formação dos hábitos da virtude nos filhos; e seguidamente mostraremos com que cuidado e diligência um pai deve trabalhar para que eles cresçam bem.

EDUCAR NA VIRTUDE
Um pai tem duas obrigações para com seus filhos: é obrigado a sustentá-los em suas necessidades corporais e de educá-los na virtude. Não é necessário estendermo-nos sobre a primeira obrigação, mas existem alguns pais que são mais cruéis que as mais ferozes bestas selvagens; aqueles que desperdiçam toda a sua fortuna ou bens em comer, beber e prazeres, e permitem que seus filhos morram de fome. Porém, discutiremos sobre a formação, que é a matéria de nosso artigo.
Certamente que a futura boa ou má conduta de um filho depende se ele tem sido criado bem ou mal. A natureza por si mesma ensina a cada pai a participar na educação de sua descendência. Deus dá os filhos aos pais, não para auxiliarem a família, mas para que cresçam no temor de Deus, e sejam conduzidos no caminho da salvação eterna. “Tenhamos, disse São João Crisóstomo, os filhos como precioso depósito; velemos por eles com grande cuidado”. Os filhos não foram outorgados aos pais como um presente, de que se pode dispor à vontade. Os filhos foram confiados, e por esta confiança, se se perderem por negligência, os pais deverão prestar contas a Deus.
Um grande Padre da Igreja disse que, no dia do juízo, os pais terão que prestar contas por todos os pecados de seus filhos (Nota: se entende os pecados derivados de uma má ou incompleta formação, pois há casos excepcionais de filhos muito bem educados e que, apesar disso, vivem como se não houvessem tido uma boa formação religiosa). Assim, aquele que ensina seu filho a viver no bem, terá uma feliz e tranquila morte. O que instrui seu filho... quando chegar a morte não sentirá pena, porque deixa aos seus um defensor frente a seus inimigos (Eclesiástico 30, 3-6). E poderá salvar sua alma por meio de seus filhos, isto é, pela formação virtuosa que lhes deu. “[A mulher] se salvará mediante sua maternidade” (1 Timóteo 2, 15).
Por outro lado, uma difícil e triste morte terão aqueles que somente trabalham para incrementar suas posições ou multiplicar as honras familiares, ou aqueles que só deixam a seus filhos a comodidade e os prazeres, e não lhes proporcionam valores morais. São Paulo disse que esses pais são piores que infiéis. Quem não tem cuidado com os seus, e principalmente dos da sua casa, negou a fé, e é pior do que um infiel (1 Timóteo 5, 8).
Ainda que os pais levem uma vida de piedade, contínua oração e comunhão diária, estes virão a se condenar se, por negligência, descuidarem da educação de seus filhos (Nota: Santo Afonso enfatiza a educação moral dos filhos como um dever essencial. Um descuido nisto é de uma gravidade extrema que pode comprometer nossa salvação. Uma omissão neste sentido deverá ser confessada e reparada na maior medida possível, buscando ressarcir o dano causado por meio dos conselhos, do exemplo e da oração pelos filhos, para que alcancemos o perdão de Deus por tão grave dano).
Se todos os pais cumprissem com seu dever de vigiar a formação de seus filhos, teríamos pouquíssimos crimes. Pela má educação que os pais dão à sua descendência, fazem com que seus filhos, disse São João Crisóstomo, caiam em grandes vícios; e os entregam assim ao verdugo. Assim aconteceu em um povoado: um pai, que fora a causa de todas as irregularidades de seu filho, foi justamente castigado por seus crimes com grande severidade, mais ainda que seus filhos. Grande infortúnio é para os filhos ter pais viciosos, incapazes de inculcar em seus filhos o temor a Deus. Aqueles que veem seus filhos com más companhias e em brigas, e no lugar de corrigi-los e castigá-los, lhes tomam compaixão e dizem: “Que posso fazer? São jovens, espero que deixem isso quando amadurecerem”. Que palavras tão débeis; que educação tão cruel! Em verdade, esperam que quando os filhos amadureçam, cheguem a ser santos? Escutai o que disse Salomão: Mostrai ao menino o caminho que deve seguir, e nele se manterá ainda na velhice (Provérbios 22, 6). Seus ossos, disse o santo Jó, serão preenchidos com os vícios de sua juventude, e dormirão com ele no pó (Jó 20, 11). Quando um jovem vive com maus hábitos, os levará à tumba. As impurezas, blasfêmias e ódios, aos que se acostumou em sua juventude, o acompanharão até a tumba, e dormirão com ele até que seus ossos sejam reduzidos a cinzas. Corrija teu filho enquanto há esperança; senão, tu serás o responsável por sua morte (Provérbios 19, 18). É muito simples, quando são pequenos, acostumar os filhos na virtude, mas quando chegam à madureza, se aprenderam os hábitos do vício, é igualmente difícil corrigi-los.
Vejamos o segundo ponto, que é sobre os meios para formar os filhos na prática da virtude. Rogo-lhes, pais de famílias, que recordeis o que agora vos digo: da formação depende a salvação eterna de vossas próprias almas e das almas de vossos filhos.

CORRIJA SEU FILHO
São Paulo nos ensina em poucas palavras, no que consiste a correta educação católica dos filhos. Disse-nos que esta consiste na disciplina e correção. E vós, pais, não exaspereis a vossos filhos, mas educai-los na disciplina e correção do Senhor (Efésios 5, 4). Disciplina é o mesmo que regulação religiosa da moral nas crianças, e implica uma obrigação de educá-las em hábitos de virtude, por meio da palavra e do exemplo. Esta foi a maneira com a qual Tobias educou seu pequeno filho. O pai lhe ensinou desde sua infância a temer a Deus e a afastar-se do pecado (Tobias 1, 10). O sábio disse que um filho bem educado é o suporte e consolo de seu pai. Educa bem o teu filho, e ele consolar-te-á e será as delícias da tua alma (Provérbios 29, 17). Assim como um filho bem formado é a alegria para a alma de seu pai, um filho ignorante é a fonte de tristeza para o coração de seu pai; a ignorância de suas obrigações como cristão sempre é seguida por uma má vida.
Conta-se que no ano de 1248, um sacerdote ignorante recebeu a ordem de fazer um discurso durante um sínodo. O sacerdote estava muito agitado por causa do mandado, e o diabo então lhe apareceu e disse-lhe: “Os chefes da treva infernal saúdam o chefe dos paroquianos, e lhe agradecem sua negligência na instrução das almas; já que da ignorância procedem as faltas e a condenação de muitos”.

O QUE DEVE SER ENSINADO AOS FILHOS
A mesma verdade é para os pais negligentes. Um pai tem a obrigação de instruir seus filhos nas verdades da Fé, e particularmente nos quatro principais mistérios.
• Primeiro, que há um Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas;
• Segundo, que este Deus é Juiz, quem, na outra vida, recompensará os bons com a glória eterna do Paraíso, e castigará os débeis para sempre nos tormentos do inferno;
• Terceiro, o Mistério da Santíssima Trindade, isto é, que em Deus há Três Pessoas, Uno em Essência e Trino em Pessoas.
• Quarto, o Mistério da Encarnação do Divino Verbo, o Filho de Deus, Deus verdadeiro, que se fez Homem no ventre puríssimo da Virgem Maria e que sofreu e morreu para nossa salvação.
Poderia ser admitida a escusa de um pai ou uma mãe que diz: “Eu mesmo não sei estes mistérios”? Pode um pecado justificar outro? Se sois ignorantes, então tendes a obrigação de aprendê-los [os mistérios], e em seguida ensiná-los aos vossos filhos. Ao menos mandai vossos filhos a um catequista digno. Que coisa tão miserável é ver os pais e as mães incapazes de instruir seus filhos e filhas na doutrina Cristã, empenhando-se em ocupações de pouca importância, e quando eles crescem, não sabem o significado de pecado mortal, de Inferno ou de eternidade. Não sabem sequer o Credo, o Padre Nosso, ou a Ave Maria, os quais todo o cristão é obrigado a aprender sob pena de pecado mortal.
Os pais religiosos não somente podem instruir seus filhos nestas coisas, que são as mais importantes, mas também podem ensinar-lhes o que se deve fazer em todas as manhãs. Ensinar-lhes primeiramente a agradecer a Deus por haver preservado sua vida durante a noite, e em segundo lugar oferecer a Deus todas as boas ações que farão e todos os sofrimentos que passarão durante o dia; também implorar a Jesus Cristo e a Nossa Santa Mãe Maria que os preserve de todo o pecado no decorrer do dia. Ensinar-lhes, ao anoitecer fazer um exame de consciência e um ato de contrição. Também lhes deve ensinar atos de Fé, Esperança e Caridade, a rezar o Rosário e a visitar o Santíssimo Sacramento. Alguns bons pais de família cuidam em obter um livro de meditações para lê-lo e ter oração mental comunitariamente meia hora por dia. É isto que o Espírito Santo nos exorta a praticar: “Tens filhos? Ensina-os bem... desde a infância” (Eclesiástico 7, 25). Acostumam-lhes estes hábitos religiosos desde a infância e quando crescerem, eles perseverarão neles. Acostumam-lhes à confissão e comunhão semanal.

O EXEMPLAR ENSINAMENTO DA MÃE DE SÃO LUIS
É muito útil também difundir nos infantes, boas máximas em suas mentes. Quão ruim é que uma criança seja educada pelas piores máximas de seus pais! “Deveis, dizem alguns pais a seus filhos, buscar o aplauso e a estima de todo mundo. Deus é misericordioso, Ele terá compaixão de certos pecados”. Que miserável é o jovem que peca por obedecer tais máximas! Os bons pais ensinam máximas muito distintas a seus filhos. A Rainha Blanche, mãe de São Luís Rei da França, costumava dizer a seu filho: “Filho meu, preferiria ver-te morrer em meus braços, antes que em pecado”. Portanto, que seja vossa prática a que também infunda em vossos filhos certas máximas de salvação, porque, de que serviria ganhar o mundo inteiro se perdemos nossas próprias almas? Tudo neste mundo tem um final, mas a eternidade nunca termina. Uma destas máximas bem impressas na mente de um jovem, o preservará sempre em Graça de Deus.

O EXEMPLO ARRASTA
Contudo, os pais estão obrigados a instruir seus filhos na prática da virtude, não somente por meio de palavras, mas também com o exemplo. Se dais a vossos filhos mau exemplo, como esperais que sigam uma vida correta? Quando um jovem dissoluto é corrigido por uma falta, sua resposta será: “Por que me censuras, se meu pai faz coisas piores?”. “Os filhos dum pai ímpio queixam-se dele, pois se acham por causa dele vivendo no opróbio” (Eclesiástico 41, 10). É possível para um filho ser religioso e moral quando tem como exemplo o de seu pai, de blasfêmias e obscenidades, quando passa o dia inteiro nos bares, nas casas de jogo, quando frequenta casas de má fama, e defrauda a seu vizinho? Esperais que vossos filhos sigam frequentemente a confissão, quando vós mesmos apenas vos aproximais do confessionário uma vez ao ano?
Conta uma lenda que havia um caranguejo que repreendia seus filhos por caminharem torto (para trás); estes replicaram: “pai, vejamos como caminhas”. O pai caminhou diante deles, ainda mais torto (para trás) que seus filhos. É isto acontece quando um pai dá mau exemplo. Por isto não teve autoridade para corrigir os pecados dos seus, quando ele mesmo os comete.
De acordo com São Tomás, os pais escandalosos obrigam, de certa maneira, seus filhos a levarem uma má vida. Disse São Bernardo: “Não são pais, mas assassinos, não de corpos, mas das almas de seus filhos”. É muito comum ouvi-los dizer: “Meus filhos tem má disposição por nascimento”. Isto não é verdade. Séneca dizia: “Equivocas-te se pensas que os vícios nascem conosco; estes se enxertam”. Os vícios não nascem com vossos filhos, mas lhes são comunicados por meio do mau exemplo dos pais. Se houvestes dado bom exemplo a vossos filhos, não seriam os viciosos que são. Portanto, pais, frequentai os Sacramentos, aprendei com os sermões, rezai o Rosário todos os dias, abstende-vos da linguagem obscena, da detração, dos pleitos, e vereis que vossos filhos seguem vosso exemplo. É de particular necessidade que formeis vossos filhos na virtude, desde a infância, instruindo-lhes a mente desde a pequenez, porque quando eles crescerem, e contraírem maus hábitos, será muito difícil para vós emendar suas vidas por meio de palavras.

EVITAR AS OCASIÕES DE PECADO PARA OS NOSSOS FILHOS
Para formar os filhos na disciplina do Senhor, é também necessário afastá-los da ocasião de fazer (ou cometer) o mal. Um pai deve proibir seus filhos de saírem pelas noites, de irem a uma casa na qual sua virtude está em perigo, ou terem más companhias (Nota: Que diria este santo – hoje em dia – dos filmes obscenos, da pornografia na internet e de muitas programações televisiva que os filhos assistem por descuido total dos pais? Que diria das revistas e livros impróprios que os próprios pais levam para casa e deixam à mão de todos?). Expulsa, disse Sara a Abraão, esta escrava e o seu filho (Gênesis 21, 10). Sara desejava que Ismael, filho da concubina Agar, fosse apartado de sua casa, para que seu filho Isaac não aprendesse com ele seus vícios. As más companhias são a ruína dos jovens. Um pai deve não somente afastar de seus filhos o mal do qual é testemunha, mas também prevenir a conduta de seus filhos e informar-se sobre as famílias e os lugares que frequentam; vigiar suas ocupações e companhias. Um pai deve proibir seus filhos de levarem para casa objetos roubados. Quando Tobias escutou balidos dum cabrito em sua casa, disse: Vede, não seja furtado, restituí-o a seus donos (Tobias 2, 21).
Os pais devem proibir a seus filhos toda classe de jogos que trazem destruição às famílias e a suas almas, e também os bailes, os entretenimentos sugestivos, as conversações perigosas e as festas de prazer. Os pais devem quitar de suas casas as novelas de romance que pervertem os jovens e todos os maus livros que contêm máximas perniciosas, contos obscenos ou de amor profano. O pai não deve permitir que suas filhas fiquem a sós com homens, sejam eles jovens ou velhos. Alguém dirá: “Este homem que cuida da minha filha, é um santo”. Os santos estão no Céu, porque os santos que estão na terra são carne e se estão próximos às ocasiões, podem converter-se em demônios.
Outra obrigação dos pais é corrigir as faltas da família. “Instrui-lhes na disciplina e correção do Senhor”. Existem pais que quando são testemunhas das faltas que se cometem na família, permanecem em silêncio. Por medo de desagradar seus filhos, alguns pais se recusam em corrigi-los, mas, se vissem um filho numa piscina em perigo de afogamento, não seria cruel tomar-lhe pelos cabelos e salvar-lhe a vida? Aquele que poupa a vara quer mal ao seu filho (Provérbios 13, 24). Se ameis a vossos filhos, corrijai-los, à medida que cresçam castigados, com a vara, quantas vezes for necessário.

CORRIJAI-OS COMO PAIS, NÃO COMO CARCEREIROS
Disse que com a vara e não com um pau, deveis corrigi-los como um pai e não como um carcereiro. Deveis ter cuidado de não lhes golpear com paixão, porque então vós estais em perigo e a correção será sem fruto, pois se lhes golpeia com muita severidade, eles verão que o castigo é o efeito da ira e não o desejo de vossa parte por emendar suas vidas. Temos algo mais a acrescentar, que vós deveis corrigi-los enquanto estão crescendo, para que quando eles alcancem a madures, vossa correção seja pouca. Deveis abster-se de corrigi-los com a mão, caso contrário serão perversos e perderão o respeito por vós. De que serve usar injúrias e imprecauções ao corrigir os filhos? Priva-lhes de algum alimento, de algumas peças do vestuário, ou envia-lhes a seu quarto. Temos dito o suficiente. A conclusão deste discurso, é que aquele que educa mal seus filhos, será severamente castigado, e aquele que os educa na virtude, receberá uma grande recompensa.

http://blogscatolicos.blogspot.com/2012/01/educacao-dos-filhos-por-santo-afonso-de.html

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

YOUCAT CONQUISTA A JUVENTUDE

Recentemente, a evangelização da juventude ganhou novo impulso, quando do lançamento do YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo).
O Catecismo Jovem traz ao longo de suas páginas, repletas de imagens, fotos e muita dinamicidade, a doutrina da Igreja Católica, com uma linguagem jovem e mais atraente. Segundo Cleiton Imamura, membro da equipe de redes sociais do Catecismo Jovem, o YouCat tem grandes méritos, sem deixar de lado a doutrina: “Ao conhecer este presente do Santo Padre, fiquei encantado com a qualidade gráfica e a estrutura dos temas abordados, que seguem a linha do Catecismo da Igreja Católica”.
Passaram poucos meses desde que o YouCat foi lançado e ele já conquistou a juventude, que tem se utilizado dele como fonte pessoal de aprendizado e para os grupos de jovens e movimentos eclesiais, como afirma a jovem Dayane Melo da paróquia Santa Terezinha, em Cumbica SP, que atua na Pastoral da Comunicação e Litúrgica: “O Catecismo Jovem tem sido uma fonte de enriquecimento pessoal e maior discernimento. Prático, com uma linguagem simples e iluminador”.
Além do livro lançado, o Catecismo Jovem já está nas redes sociais, como pediu o Papa Bento XVI no prefácio do YouCat: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”. Através das redes sociais os jovens tem conhecido melhor este presente do Papa, estudado assuntos de relevância para a vida da Igreja e levantado sugestões de temas para ser utilizados nos encontros das paróquias de todo o Brasil.
Rita Cavalcante, da Paróquia Ressureição do Senhor, em Salvador BA, conheceu o YouCat através do twitter (@CatecismoJovem) e então comprou e apresentou aos quatro grupos de jovens de sua paróquia (foto). Desde então, o Catecismo Jovem vive no meio da juventude, fazendo parte dos encontros semanais. “A juventude é um período de muitas dúvidas! Com a ajuda do YouCat nossos jovens estão encontrando respostas acerca da própria fé e têm se aproximado cada vez mais da Igreja, pela qual são os responsáveis por construir”, afirmou Rita.
 
Já Mônica Clara da Paróquia São José, de Conselheiro Pena MG, acredita que o diferencial do blog do Catecismo Jovem (catecismojovem.blogspot.com) é a forma com que o conteúdo é apresentado. “Gosto muito do blog, pois os artigos são claros, simples e pequenos. Com os dias corridos que tenho como estudante, os textos pequenos conseguem trazer o assunto e evangelizam da mesma forma” contou a jovem mineira.
Como as redes sociais não conhecem limites, o facebook do Catecismo Jovem (www.facebook.com/catecismojovem) tem várias pessoas de outros países, como é o caso de Miguel Angel Carreon, integrante da Ordem Franciscana Secular, em Guadalajara no México. “Me encantaria ler o Catecismo Jovem”, afirma Miguel, que até o momento só tem acesso ao YouCat através do facebook do Catecismo Jovem do Brasil.
São muitas as experiências e os depoimentos da utilização do Catecismo Jovem em todo o Brasil, um presente que veio como semente da nova evangelização e já começa a dar frutos. São exemplos de que a Igreja é jovem, se preocupa com a juventude e tem buscado evangelizar também nos novos espaços, como a internet.

POSTADO em 10/jan/2012 - por  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MEDITAÇÃO: “ÀS VEZES ESTAMOS APENAS FALANDO CHINÊS ...”

“Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e Pisado pelos homens" (Mt 5, 13)
Em setembro tive a oportunidade de participar de um dia do III Simpósio de Teologia na PUC. Dentre tantas coisas que chamaram minha atenção, uma simples história marcou bastante e me levou a refletir. Por isso, compartilho com vocês:
"Conta a lenda que um alemão se apaixonou por uma linda chinesa. Embora tenha sido uma paixão à primeira vista, era uma paixão muito forte, inexplicável. Mas para que ele pudesse dar continuidade a esse sentimento, só lhe restava uma saída: aprender chinês.
Assim fez o apaixonado alemão. Comprou livros e materiais pela internet para aprender a falar chinês, e como não tinha nenhum curso desse idioma em sua cidade, aprendeu sozinho. Então, começou a trocar cartas de amor com sua amada.
Como ninguém na sua região sabia falar chinês, a fama do alemão se espalhou logo, que em pouco tempo ele ficou muito conhecido. Então, começou a ensinar chinês primeiramente na sua casa, mas a procura foi tamanha que ele abriu um curso de chinês. Em poucos meses, o alemão já era dono de uma das maiores franquias de ensino de chinês na Alemanha, atividade que passou a consumir todo o seu tempo livre. “Sem tempo, tão atarefado em ensinar chinês e administrar a franquia do seu curso, o alemão nunca mais teve tempo de trocar cartas de amor com sua amada”.
Assim. Também acontece muitas vezes conosco. Experimentamos um amor de Deus, que arde, queima e inquieta nossos corações. Uma "paixão à primeira vista". Uma experiência de encontro "inexplicável" que nos Impulsiona a querer ir além. Que nos move para fora de nós mesmos, ao encontro deste outro desconhecido. Buscamos aprendera "falar chinês" para trocar cartas com este amado. Começamos a estudar para compreender melhora sagradas escrituras, aprofundamo-nos em documentos eclesiais, aprendemos dogmas, começamos a nos envolver com diversos trabalhos pastorais, fazer palestras em vários lugares e, quando nos damos conta, estamos envolvidos numa verdadeira "franquia de chinês", não nos restando mais tempo Para trocar as cartas de amor com Deus. Deixamos de trocar cartas de amor com Deus que se encontra em nossa casa, nas pessoas que convivem conosco Quantas vezes. Somos  mais impacientes e intransigente justamente com os mais próximo? Deixamos de trocar cartas de amor com Deus que se encontra injustiçado e sendo explorado e  nada fazemos. Para mudar esta situação e por vezes, até contribuímos para a manutenção desta situação injusta. Deixamos de trocar cartas de amor com Deus quando insistimos em impor nossas idéias na comunidade por orgulho mesmo que as mesmas sejam prejudiciais e possam levar a sua destruição.
Deixamos de trocar cartas com Deus quando perdemos o senso crítico-profético e não somos mais capazes de enxergar as mudanças que devem ser feitas. Deixamos de trocar cartas de amor, quando não somos mais capazes de amar o próximo e perdemos o sabor da alegria de viver como cristão. Quando toda nossa experiência e vivência de fé não sejam mais capazes de nos impulsionar para a nossa mudança interior.
Sim, deixamo-nos levar pelo nosso orgulho e egoísmo, e nos distanciamos cada vez mais da experiência inicial, adentrando num processo de burocratização dá fé. Passamos a utilizar todo o depósito da tradição religião, não mais para levar Deus ao Próximo, mas como instrumento de dominação e, muitas vezes, de violência.  Aprendemos a discursar sobre Deus, mas pouco vivenciamos esse amor de Deus. Que esta simples reflexão nos faça parar para refletirmos se na verdade não estamos nos 0cupando mais em “ensinar chinês", ocupando-nos  mais a parte externa, do que escrever cartas de amor  a Deus, através de uma vivência profunda e transformadora com o próximo e com Deus. Pois se o sal perder o seu sabor, não servirá para mais nada a não ser para ser lançado fora.

Texto escrito por Leonardo Nüñes de M. Reis, bacharelando em teologia na PUC-RIO.
Texto retirado na revista mensal "PEGADAS" publicada pela Paróquia Sagrados Corações do Meier.
Postado por Regina ♥ Fernando - casal REFER em 10 novembro 2011 às 0:01
http://amigos-ens.ning.com/profiles/blogs/meditacao-as-vezes-estamos-apenas-falando-chines

OUTRA VEZ A ASCESE - Tema de Estudo das ENS em janeiro de 2012

ÉTICA E ASCESE

O leitor já ouviu falar de Jesus Cristo, que fez kênosis para que nós subíssemos; desceu para que subamos.(Jo 3,13) E deve estar lembrado daqueles mineiros soterrados por quase dois meses no Chile. Alguém desceu até o escuro onde estavam para que eles subissem para a luz. Por conta própria não conseguiriam.
Também já ouviu falar de João Batista que afirmou ser necessário que ele aparecesse menos para que Jesus aparecesse mais. (Jo ,30) E já deve ter ouvido de Jesus que quem quisesse tornar-se ser discípulo seu precisaria levar a própria cruz e a cruz do outros. ( Mt 10,38; Mt 25,21-46). Tudo isto é ascese.
Ascese deriva da palavra latina ascendere: subir. Supõe alteridade, projeto mais elevado de vida. Vai além do aqui-agora! Fala de transcendência. Trata-se de possuir a chave das grades que nos cercam, saber navegar por entre os escolhos, manter-se no controle quando as ondas ameaçam levar a melhor, dominar os próprios sentimentos e canalizar-se.
Se alguém conseguir isto, estará vivendo vida de ascese. Filósofos conseguiram. Homens e mulheres das mais diversas religiões, a maioria dos quais nunca abriu um livro de filosofia, também conseguiram.
Há os radicais e há os moderados. Não é verdade que todo asceta deva ser magro, esquelético, doentio e passar de jejum para jejum. Esta é a caricatura. O próprio Jesus, que viveu e pregou ascese tinha o perfil de homem comum, que até ia a jantares. Mas não tinha nada de seu (Mt 8,20), era despojado, nem por isso viveu de jejum em jejum ou fez seus discípulos passarem fome. Usou, e muito bem, do pouco e do suficiente e condenou os excessos.
Asceta é quem descobriu o suficiente e o bastante; não persegue louvores nem riquezas; do pouco faz muito. Comparado ao dias de hoje é agricultor que não desperdiça água, aproveita-a gota a gota. Jesus o definiria como o sujeito que sabe ser fiel no pouco!
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mt 25, 21)
Autores e atores profundos deixaram sua marca nas suas religiões e igrejas pelo que disseram e pelo modo como passaram pelos outros. Desprendidos e comprometidos, eles viveram para os outros e descobriram a mística do conviver: com Deus, consigo e com o outro!
O asceta sabe o que deixa e sabe o que procura. Destrinche os trocadilhos:
Ele quer o mundo que “o quer”, mas não quer tudo o que o mundo quer. Sabe que o mundo não quer tudo o que ele quer, mas quer para o mundo o que o mundo parece não querer. Em muitas situações ele quer o mundo que “não o quer” e certamente não quer o que o mundo quer.
Há o asceta que vive em conflito com o mundo. Há o outro que sabe discordar, sem ser oito ou oitenta, até porque todo aquele que posa de oito ou oitenta, com o tempo não acaba nem mesmo no oito!
O bom asceta sabe que não vence o mundo, mas obtém vitórias que valem a pena, quando vence a si mesmo. Ao vencer-se, mais conquista do que vence o mundo. O falso asceta fala em derrotar os outros. Seu discurso é o do competidor que chuta e derruba o adversário. O bom asceta fala em subir para levar consigo os que desejam algo mais da vida.
Há ascetas que olham a laranja e renunciam a ela por alguma razão que nem sempre explicam. Há os que colhem a laranja e se contentam com dois ou três gomos; os demais pertencem aos outros. São maneiras de possuir-se e de subir. Enveredemos reflexão a dentro!
 
Padre Zezinho - SCJ
 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

OUTRA VEZ A ASCESE - Tema de Estudo das ENS em janeiro de 2012

Formações

Imagem de Destaque

Ascese: Organizar o tempo

Não podemos viver ao sabor do improviso
A palavra “ascese” precisa deixar as páginas empoeiradas de nossos dicionários e ganhar espaço na vida. Junto com ela a palavra “mística” são como os dois trilhos por onde caminha o trem da santidade. A mística significa “buscar as coisas do alto”. Um resumo do caminho místico está na primeira parte da oração do pai-nosso. Louvamos o Pai que está no céu, santificamos seu nome, pedimos que venha logo o Reino do Céu, e desejamos que sua vontade soberana reine em nosso mundo do jeito que já reina no paraíso.
A “ascese” significa a disciplina necessária para “buscar as coisas da terra”. Não somos anjos. A segunda parte do pai-nosso é um roteiro de “ascese” para nós, comuns mortais. Pedimos o pão de todo dia, conquistado pelo suor e pelo trabalho. Combatemos toda preguiça. Nos compromentemos a viver em fraternidade, perdoando o que for necessário e pedindo perdão a Deus. Suplicamos que o Senhor nos preserve em pé na hora da tentação e que nos liberte de todo o mal.
Uma das formas de viver a “ascese” é organizar bem o nosso tempo. Como pecamos pela perda de tempo!!! Muitas vezes gastamos horas com bobagens. A ascese de usar bem cada minuto exige disciplina e inteligência. Conheço pessoas que simplesmente não sabem o que fazer com o tempo livre. Acabam deixando os minutos passarem e aquela listinha de coisas a fazer continua pendurada na porta da geladeira.
Faça o teste. Se você quiser pedir um favor, peça-o para alguém ocupado. Pessoas que tem tempo sobrando normalmente não têm tempo para ninguém.
É curioso o modo como Jesus utilizou seu tempo. Ficou 30 anos em Nazaré trabalhando com seu pai. Em três anos apenas tornou-se o pregador mais famoso da história e realizou seu plano de salvação. Precisamos aprender esta lição. É necessário gastar mais tempo preparando bem as coisas do que executando-as. Não podemos viver ao sabor do improviso. Jesus se preparou bastante. Bastaram três anos para realizar a obra. Quando prepara um retiro, um sermão, uma palestra, um show de evangelização, uma aula, normalmente o tempo que levo preparando é maior do que os minutos da apresentação. Mas quanto mais preparo, mais as pessoas se sentem amadas na hora da apresentação. Um músico ensaia horas para executar uma canção de 4 minutos. Isto é a “ascese do tempo”.

Foto
Padre Joãozinho, SCJ
Padre do Sagrado Coração de Jesus (dehoniano), doutor em teologia, diretor da Faculdade Dehoniana em Taubaté (SP) e autor de vários livros e canções. Conheça o blog do Padre Joãozinho
Postado em 01/11/2007 - 10h00 no Blog da Canção Nova

O EQUILIBRISTA: CRER E CONFIAR - Série de Textos Auxiliares




Sempre existirá uma duvida pairando sobre nós, mesmo quando a demonstração de fé é total, para afastar  esta duvida definitivamente de nossas vidas, é só passarmos por uma pequenina prova de fé.
Havia um equilibrista extraordinário, atravessava numa corda bamba de um lado para o outro de uma catarata carregando um peso de 70 kg nas costas, mas um dia ele quis fazer uma prova de fé com sua platéia que tanto o aplaudia:

"O Equilibrista Extraordinário"

Numa linda manhã, com um maravilhoso sol brilhando. Uma grande multidão estava reunida em uma Catarata muito conhecida, para ver um famoso Equilibrista andar sobre uma corda Bamba.
O sol reluzia nas torrentes da cascata, quando esta se precipitava violentamente e até se podia ouvir o incessante trovejar das fortes quedas d’água ao fundo.
O grande artista, então, testou a corda esticada que ia de uma à outra margem. Então pegou sua vara comprida, e, habilmente equilibrando-se, começou a travessia. A multidão assistia nervosamente, cada passo dado pelo equilibrista.
Se olharmos pelos fatos, sendo este um famoso e conceituado equilibrista, não havia razão para tanto nervosismo, pois o artista não só atravessou como retornou são e salvo.
O equilibrista olhando para a multidão extasiada disse:
Agora retornarei sem a vara nas mãos, vocês acreditam que eu sou capaz de realizar tal proeza?
E a multidão aplaudia extasiada, gritando em uma só voz!
Sim nós cremos que você é capaz de atravessar sem a vara!
Ele então começou a travessia, mais devagar e com cuidado e lá foi ele passo a passo até chegar do outro lado e só para demonstrar sua capacidade retornou da mesma forma, como se caminhasse em cima de uma linha no chão, quase nem balançava a corda.
De volta ao ponto de partida, olhando para a multidão extasiada disse: “repetirei esta façanha, porém, agora levarei alguém em minhas costas”.   E mais uma vez fez questão de indagar a multidão, como se precisasse de sua opinião para realizar o que somente ele era capaz. Quem acredita que sou capaz de atravessar agora esta catarata com alguém em minhas costas?
E Como sempre a multidão acredita em tudo, e espera pra ver o resultado.   Mas ele insistia na pergunta, até que poucos na multidão continuaram confirmando a resposta.
Então perguntou ele a todos os presentes:
-“Quem quer vir comigo?”.
Podemos sem qualquer dúvida saber qual seria a resposta da multidão.
Ninguém se prontificou.
Ninguém quis ir.
Foi um silencio total.
O artista, então, escolhendo um homem ao acaso, perguntou:
-“Acredita que sou capaz de repetir a travessia com você em meus ombros?”.
O homem escolhido respondeu:
- “Sim, acredito”.
O artista então disse:
- “Bem, então vamos atravessar”.
O homem retirando-se respondeu:
- “Não, por nada desta vida”.
E assim, um após outro, todos se recusaram a atravessar nos ombros do artista, mesmo expressando confiança nele.
O que podemos notar aqui é que muitos acreditavam que o equilibrista podia atravessar, mas ninguém entre toda a multidão confiava a ponto de se arriscar nesta aventura imprevisível.
Uma coisa é crer em alguém, e outra completamente diferente, é confiarmos a nós mesmos a essa pessoa.
Fim.
Disse Jesus: “Se creres verás a Glória de Deus”

Jesus disse isto para Marta e Maria, irmãs de Lázaro, aquele que morreu e foi sepultado.   Mesmo já estando morto, Jesus disse; Lázaro há de ressurgir para a Glória de Deus, no que Marta confirmou dizendo, “…Sim Senhor eu creio que meu irmão há de ressurgir no ultimo dia…”, mas Ele reafirmava, “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” e perguntou, onde puseram o corpo, isto porque Jesus sabia que Lázaro estava mesmo morto, mas Marta já havia lhe declarado sua fé dizendo “mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá”. E o resultado deste diálogo e desta declaração de Fé em Jesus foi um acontecimento nunca visto até então, aquele homem que já estava morto a quatro dias, cheirando mal como deveria, tornou a viver atendendo a um chamado de Jesus.
Muitos, assim como Marta e Maria, acreditam nos fatos básicos a respeito de JESUS CRISTO, e mesmo tendo presenciado fatos como aqueles que Marta e Maria presenciaram, acabamos duvidando de que Jesus realmente possa realizar algo tão maravilhoso em minha vida.   Veja a resposta de Marta, ela acreditava em Jesus, mas respondeu, “Senhor já cheira mal”, querendo dizer:
“… Tem certeza Senhor…
… Curar uma dor de cabeça é uma coisa…
… Curar um aleijado, ou um cego, ou um câncer qualquer, pode ser!!!
… Vá lá, o que há de novidade nisto, até mesmo os homens são capazes de curar dores de cabeça e diversas doenças, até mesmo o câncer ou a AID’s já podem ser curados pelos médicos nos hospitais modernos e muitos já haviam sido curados por Jesus antes daquele dia.
… Mas levantar um homem morto ! e sepultado já a quatro dias ?    Já seria pedir demais, apesar de ser a minha vontade e a minha fé ter confirmado que Jesus é capaz de fazer tudo o que quiser.
Mas foi este morto e sepultado, já em decomposição que retornou a viver, para mostrar ao mundo que para Jesus nada é impossível, no entanto, a mensagem de Jesus não é para os mortos, mas para os que apesar de estarem respirando aparentam mais com aquele que estava enterrado há anos, por isso a mensagem está direcionada para os que ainda estão de olhos abertos mesmo que estejam totalmente cegos.
26. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?
- Sim Senhor eu Creio !!!
- Eu sei que Crês que Eu realizo Milagres neste Mundo !
- Crês que Eu posso realizar um Milagre na Sua Vida ?
- Crês que Eu Realizarei este pedido agora ?
- Sim Senhor eu Creio !!!
Esta deverá ser sempre a nossa resposta, mesmo que o pedido pareça tão impossível de ser alcançado, que apesar de ser este o desejo de Marta e Maria, já nem pediram a Jesus nestes termos, porém deveríamos saber que o nosso destino é mesmo a morte física, para enfim recebermos o nosso tão precioso prêmio, que é a vida espiritual eterna junto do Pai.
E se os mortos estivessem todos vivos na terra até hoje  ?
Onde caberia tanta gente? Portanto, devemos saber e entender que nem todos os desejos ou pedidos serão atendidos, uma vez que nem sempre sabemos pedir o que convém e quase sempre desejamos algo que não é bom para nós, porém sabemos que podemos confiar em Deus que saberá ouvir nossa oração e nossos pedidos nos concedendo aquilo que for o melhor para cada um de nós, mesmo que não tivemos a coragem de pedir aquilo que parecia ser impossível.

Confiar e esperar é a nossa melhor atitude, porque cremos que Deus é o nosso Pai de Amor.
Confiança é o que torna capaz um homem que acredita de ser diferente de outro homem que apenas repete um coro na multidão, o homem que confia, não apenas crê, mas será capaz de se entregar completamente nas mãos de seu Pai, aceitando seja  lá o que vier, será capaz até mesmo de subir nas costas deste equilibrista, sabendo que quem sustenta aquela corda e segura aquele vento não é a experiência do equilibrista, Mas sim o grande Amor de Deus por nós que cremos em seu poder.

Publicado em por presentepravoce